Seja para procurar trabalho, abrir conta em banco, fazer matrícula em curso, viajar ou solicitar outros documentos – como carteira de motorista, passaporte ou título de eleitor – o fato é que possuir o documento de identidade (RG) é essencial para qualquer cidadão. No entanto, para quem mora em Curitiba e região, conseguir fazer o documento não tem sido uma tarefa fácil, por conta dos agendamentos limitados à população, no Instituto de Identificação, no Centro, e nos demais postos de atendimento.
Dificuldade enfrentada pela assistente de cobrança Marjory Schikovski Franco, 29 anos, moradora do Alto Boqueirão, que custou a ter seu horário marcado. “Eu tive que ir até o Instituto de Identificação, pois não estava conseguindo fazer o agendamento e nem mesmo tirar uma dúvida por telefone. Tive problema com o navegador no computador e não dava para fazer pelo celular. Agora deu certo, devo fazer a carteira de identidade na semana que vem, mas fiquei um tempão tentando, não tinha horário. Só consegui quando eu e meu marido abrimos o site rigorosamente às 9h, cada um em um notebook”.
Outro afetado pela longa espera foi o ajudante de oleiro Fernando Negoseke, 19, que tinha agendamento marcado para a última quinta-feira (22). “Demorou um mês (para conseguir agendar um horário). Acho que tinha que ser mais rápido. Estava precisando do documento, tinha perdido meu RG antigo. Sou de São José dos Pinhais e acabei vindo fazer no Instituto de Identificação, aqui em Curitiba”, reclama.
Só pela internet
A assessoria da Polícia Civil do Paraná, responsável pelo serviço de confecção da carteira de identidade, confirmou que em Curitiba só é possível fazer o RG após agendamento pela internet, nos horários disponibilizados diariamente às 9h, pelo site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br
Segundo o órgão, não há dados sobre o tempo médio de espera por um horário no instituto ou em um dos postos da Grande Curitiba. “Isso depende da procura pelo agendamento, mas as vagas, que são abertas todos os dias às 9h, são preenchidas rapidamente. Em média, disponibilizamos 380 vagas para a capital, 200 vagas para a região metropolitana e 1.600 para o interior do Estado”.
Em Curitiba, o atendimento só é feito sem o agendamento eletrônico em alguns casos, quando a pessoa comprova que precisa do seu documento com urgência. Já no interior do Estado, além do agendamento há a opção de encaixes nos locais de atendimento.
De acordo com a assessoria, “não é possível estender as datas de agendamento para mais de sete dias, pois quanto mais aumentamos o prazo, mais tempo a população demora para conseguir seu agendamento”. Sobre a previsão de melhorias no serviço, o órgão planeja aumentar o número de equipamentos nos postos de identificação.
Quanto custa?
Carteira de Identidade 1ª Via …………………………………………………………………….. Isenta
Carteira de Identidade 2ª Via …………………………………………………………………….. R$ 28,49
Carteira de Identidade 2ª Via com retificação de dados ………………………………… R$ 33,24
Informações e agendamento: www.institutodeidentificacao.pr.gov.br