As coisas já foram bem piores pra quem mora próximo à Avenida Metropolitana, importante acesso de São José dos Pinhais a Curitiba, Pinhais e Piraquara. Mas isso não significa que a situação atual seja boa. A camada asfáltica da via apresenta buracos em toda sua extensão.

continua após a publicidade

O marceneiro Moacir José de Ramos mora e trabalha no Jardim Ipê e enfrenta transtornos ao transportar suas mercadorias pra capital pela rua esburacada. “Os móveis vão batendo uns nos outros, estraga, é um inferno. A avenida é a única saída do bairro pra Curitiba e quando está parado na Avenida Rui Barbosa, o escape é por aqui. Teve umas três manutenções, mas o antipó não tem base pra aguentar tráfego pesado”, opina.

A avenida acompanha o curso de um canal extravasor do Rio Iguaçu. Moacir relata que a pavimentação vai cedendo pra dentro do canal e da valeta. “Questionamos a prefeitura, mas o órgão não reconhece a rua como área do município e diz que não teria como justificar o investimento. Estamos abandonados”, lamenta.

De acordo com o marceneiro, a Avenida Metropolitana foi aberta por uma mineradora, pra fins de transporte de areia. Há cerca de dois anos, em data próxima de eleições, um vereador providenciou a pavimentação com o antipó e colocou uma faixa informando que a melhoria foi feita com recursos próprios, conta Moacir.

continua após a publicidade

O leitor Luís Bicalho, outro morador insatisfeito com as condições da via, escreveu à Tribuna sobre as dificuldades do diálogo com a administração municipal. “Em contato com a prefeitura de São José, na Secretaria de Obras, não mostram o menor interesse, bem como afirmam que a solicitação deve ser feita mediante requerimento pessoalmente”, relatou por e-mail.

Reparos em andamentos

Segundo os motoristas, a pavimentação da avenida não suporta o tráfego pesado. Foto: Ivonaldo Alexandre.

Após ser procurada pela Tribuna, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que a Avenida Metropolitana está em obras nas últimas duas semanas. Foi retirada a camada de antipó estragada e a via foi toda patrolada. Há um projeto para pavimentação definitiva da rua, segundo a administração municipal.

continua após a publicidade

“Para solicitar reparo de via não é preciso pedir pessoalmente. Basta o cidadão entrar no site www.sjp.pr.gov.br e no ‘Fale Conosco’ registrar a ocorrência, dando o nome da rua e o número predial próximo ao buraco que precisa ser reparado. É gerado um protocolo pelo qual o cidadão pode acompanhar os trâmites e realização do serviço. É possível solicitar também o reparo de via por telefone, por meio do 3381-5965”, informa.

Leia mais sobre São José dos Pinhais