O atraso na entrega da nova quadra esportiva e dos reparos na cancha aberta do Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas, no Seminário, entristece alunos e professores. Com orçamento de R$ 410.320,35, as obras iniciaram em setembro de 2014 e deveriam estar concluídas em fevereiro de 2015, segundo a placa do governo federal fixada em frente à escola.
Só que a obra, realizada em parceria entre União e Estado, atrasou e está parada. A quadra coberta está quase pronta – faltam alguns acabamentos, como piso, corrimão, pintura e equipamentos esportivos – mas não pode ser utilizada. “Os professores dizem que não podem nos levar lá, que ela não oferece segurança para os alunos”, diz um estudante, que prefere não se identificar. Segundo os alunos, esta situação gera muita frustração, pois ver o espaço praticamente pronto e ter que participar das aulas de educação física em outro espaço é desanimador.
Mais problemas
No colégio faltam outras melhorias. Alunos relatam que três banheiros femininos e dois masculinos foram fechados para reformas e, por isso, todos dividem os poucos sanitários do térreo. Meninas usam o banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais. “Faz fila na hora do recreio. É bem ruim ficar sem os outros banheiros, está assim desde o ano passado”, conta outro aluno.
Sem previsão
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que as obras para finalização da quadra esportiva estão paralisadas devido à auditoria interna realizada pela pasta, que não tem previsão de conclusão dos trabalhos. Em relação aos banheiros, a Seed diz que a empresa responsável atrasou e abandonou a obra. Será aberta nova licitação.