Curitiba

As Peregrinas

A paixão pela natureza, pelo surfe e o desejo de viver dias mais saudáveis e sustentáveis juntou as estudantes universitárias Juliana de Paula, 25 anos, e Ana Carolina Matuchewski, 27, em uma aventura. O projeto “As peregrinas” começa amanhã, deve durar trinta dias e percorrer cerca de 200 quilômetros do litoral catarinense. Elas sairão de Curitiba rumo à cidade portuária de Itajaí, passarão por várias praias, pela capital Florianópolis e terminarão a jornada na histórica Laguna, no sul do estado. Sem dinheiro, sem carro e sem comida.

Para realizar o sonho, contam só com a boa vontade e a colaboração de apoiadores, pessoas e empresas que ajudarão com transporte, caronas, hospedagem, alimentação e doações financeiras. Em muitos lugares, o trabalho delas garantirá o prato de comida ou uma cama para dormir. Além de conhecer as praias, a dupla fará ações sociais, como limpeza da praia, atividades com cachorros, surfe com crianças e feminino, aulas de yoga, entrega de mudas e plantio de árvores e hortas.

Ligadas pelo surfe

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A ideia da aventura surgiu da conversa de Juliana com um professor. “Comentei que gostaria de passar dez dias na praia, conhecendo pessoas e lugares diferentes. E ele perguntou: por que não mais do que isso? Convidei a Ana Carolina e logo o projeto ‘As Peregrinas‘ surgiu”, relata Juliana, que pretende se aprimorar para trocar seu pranchão por uma prancha pequena.

Ana Carolina topou o convite na hora e vai buscar evoluir no surfe. “Somos amigas há quatro anos e nos damos superbem. Também era um desejo meu viajar, curtindo o surfe e a natureza. E ainda vamos poder mobilizar as pessoas, mostrando para elas o esporte e algumas iniciativas de ação social”.

Em tempo real

Foto: André Rodrigues
Familiares e amigos apoiaram a ideia. Foto: André Rodrigues

Familiares e amigos apoiaram a ideia. “As pessoas ficam com um pouco de medo, principalmente porque vamos pegar caronas e dormir na casa de desconhecidos, mas ninguém disse pra gente não ir. É só um cuidado, muita gente gostaria de fazer o mesmo”, explica Juliana. Você pode acompanhar o dia a dia das amigas aventureiras pelo facebook e na coluna da dupla na Tribuna, às quartas-feiras, até o fim do projeto.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504