*Por Larissa Biscaia – especial para a Tribuna do Paraná

continua após a publicidade

Conhecido pela qualidade da costela servida a qualquer hora da madrugada e pelas personalidades que o frequentam, o Restaurante Dançante Gato Preto, no Centro de Curitiba, é um estabelecimento tradicional da boemia curitibana há 48 anos. No mês passado, uma brincadeira nas redes sociais acabou viralizando por causa de uma ilustração postada no Instagram.

VIU ESSA? O maior vendedor de pipas, papagaios, raias e pandorgas de Curitiba

O Gato Preto ganhou um anúncio fictício que acabou sendo contratado de verdade pelo restaurante. Tudo começou quando o artista Will Prates fez uma série de desenhos de estabelecimentos comerciais de Curitiba, dentre eles o do Gato Preto, como se fossem publicações patrocinadas nas redes sociais. Os donos do Gato Preto viram a postagem e pediram para contratar a arte de Will como anúncio.

continua após a publicidade

LEIA MAIS – Autor do ataque à creche é paranaense e tem quatro passagens pela polícia

“Eu fico feliz que estão usando meu trabalho. Eu nasci em Curitiba e faço artes visuais na Faculdade de Artes do Paraná. Foi em um trabalho do curso que descobri o gosto de desenhar os lugares de Curitiba. Eu sempre frequentei o Largo da Ordem e a Trajano Reis. Escolhi retratar a periferia urbana, aquilo que você não vê na representação artística”, relata Will.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM – Adolescente de Araucária vai expor desenhos em galeria do Museu do Louvre em Paris

Quem visita o perfil do artista no Instagram reconhece o Parcão, gramado do Museu Oscar Niemeyer, o Copo Sujo, que vende salgados no Centro, além de diversos bares e ângulos da Rua Trajano Reis, ponto de encontro da juventude.

“São lugares conhecidos de quem frequenta a noite curitibana no Centro, mas não tinham uma representação urbana respeitosa. A gente fica preso aos ícones já conhecidos turisticamente e acaba esquecendo do cotidiano. O que eu quero fazer é uma arte local”, completa.

Foto: Will Prates/Reprodução Instagram

MAIS SOBRE O GATO PRETO:

>> Você sabe qual foi o primeiro delivery de costela em Curitiba? Foi num restaurante do Centro, que existe até hoje

>> Banda mata saudade da boemia de Curitiba com músicas do Gato Preto e outros bares. Ouça!

Anúncio patrocinado

A primeira vez que Will postou o desenho no Instagram data do dia 24 de setembro de 2022. Porém, no primeiro fim de semana de abril deste ano, quem é de Curitiba e passeou pela timeline do Instagram deve ter visto o anúncio patrocinado do Gato Preto, com a arte de Will.

LEIA AINDA – Churrasqueira desocupada vira solução criativa para desempregado em Curitiba

E até o perfil da banda Motorocker deixou um texto carinhoso na publicação. “Digamos que muito presente na história do Motorocker, ao longo de muitos anos na noite de Curitiba. Vida longa ao Gato Preto. HOP!”, escreveu o perfil.

Imagem: Reprodução redes sociais