Para as festas de final de ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, terá seu novo terminal de passageiros em funcionamento. A obra, que custou R$ 267,2 milhões e é realizada há pouco mais de dois anos, deve ser inaugurada em 21 de dezembro. A intervenção praticamente dobra a capacidade de passageiros circulando: dos atuais 8,5 milhões para 14,8 milhões de passageiros por ano.
As obras estão 80% concluídas e incluem oito novos portões de embarque pra voos domésticos e um novo saguão, em que serão instalados 32 guichês de check-in. Até março de 2016, o novo espaço receberá também lojas e restaurantes, que estão em processo de licitação. O novo terminal vai receber os voos domésticos.
Apesar da ampliação, o novo espaço, que visa oferecer mais conforto e qualidade de serviço aos passageiros, não garante maior oferta de voos que pousam e decolam no local. Administradora do aeroporto, a Infraero, destacou que está à disposição para avaliar os pedidos de novos voos por parte das companhias aéreas aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o Aeroporto Afonso Pena, mas que é responsável apenas pela infraestrutura dos aeroportos, por isso, não pode garantir que haverá aumento no fluxo aéreo.
Terceira pista
Hoje, pra atrair mais voos, o Afonso Pena tem que resolver questões estruturais que vêm de longa data: projetar correções nas pistas existentes que acelerem a movimentação das aeronaves, como pistas de taxiamento auxiliares de pouso e de decolagem ou ampliar sua extensão, pra atrair mais voos internacionais, antes mesmo de discutir a construção da terceira pista.
Aliás, a terceira pista voltou a ser assunto em setembro, depois que o governo estadual levou o tema para reuniões em Brasília. Hoje, estuda-se uma nova área para a construção da terceira pista, mas que também envolvem diversas esferas públicas – União, Estado, município, além dos custos das obras e possíveis desapropriações de moradores e comércio.
Melhor visibilidade
O sistema ILS Cat III, que garante maior visibilidade e é uma demanda antiga do Aeroporto Afonso Pena, está finalmente sendo instalado. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), informou a Infraero. O sistema permite aproximações de aeronaves com teto de visibilidade menor que 30 metros e visibilidade horizontal de até 200 metros, o que diminuiria o risco de voos cancelados ou atrasados por causa de nevoeiros. Mas há uma ressalva: é necessário que as companhias aéreas tenham suas aeronaves e seus pilotos homologados pra operar com esse sistema, o que ainda não ocorre. No Brasil, o único aeroporto que opera com o ILS Cat III é o de Guarulhos.