Alunos da Escola Municipal Cândido Portinari, na CIC, precisam de motivação extra para sair de casa diariamente. Isto porque as instalações da escola estão tão mal cuidadas, que certamente não devem trazer orgulho para as cerca de duas mil crianças matriculadas na instituição. Há muita pichação nos muros e, na fachada da escola, que foi construída na década de 1990, chamam a atenção os diversos vidros quebrados, entre outros problemas.
“É uma escola boa, mas que eu lembre ela nunca foi reformada. Acho precisa de uma pintura e de reparos, pois está até perigoso para as crianças. Lá no pátio tem bueiros prontos para cair”, diz atendente de panificadora Cristiane Franco, 25 anos, mãe de um aluno. Outra mãe, a comerciante Rita Ribeiro, 57, também torce pela reforma. “Seria muito bom para a escola e para as crianças se o prédio tivesse uma aparência melhor. Também seria ótimo se houvesse mais policiamento. Durante as férias a escola fica ‘abandonada’ e os pichadores aproveitam”.
Alguns alunos que não quiseram se identificar, contam que os problemas continuam no interior da escola. “Há espelhos quebrados nos banheiros, janelas que não abrem direito e machucam os alunos que sentam perto delas, e também muita pichação: nos muros, refeitório, banheiro, ginásios e nas carteiras das salas de aula”.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME), a Escola Municipal CAIC Cândido Portinari é alvo constante de vandalismo. A SME afirma que recentemente foram trocados vidros que haviam sido quebrados pela ação de vândalos, que também picharam os muros da escola. Os vidros já foram substituídos usando recursos próprios da escola repassados pela secretaria, por meio do programa de Descentralização de Recursos. Já a reparação dos muros será feita pelo pichador que for pego em flagrante como ação reparativa. A escola funciona em um prédio inaugurado em 1993, e a manutenção acontece sempre que surgem demandas. Neste momento as medidas que exigiam conserto já foram executadas. Desde 2013, a prefeitura já investiu mais de R$ 82 milhões construção, reforma e ampliação de unidades escolares.