Um grupo de ciclistas de Curitiba está prestes a encarar um desafio nas estradas do Paraná. Os integrantes do Iron Bikers começam amanhã, em Curitiba, uma aventura rumo à cidade de Paranavaí, no Noroeste do Estado, distante 506 quilômetros da capital. “É a terceira vez, desde a fundação do nosso grupo, que vamos fazer esse trajeto rumo ao interior”, diz Ademilson Ferreira, um dos fundadores do Iron Bikers.

continua após a publicidade
Ademilson (esquerda) quer incentivar o esporte e ajudar a sociedade. (Gerson Klaina)
Ademilson (esquerda) quer incentivar o esporte e ajudar a sociedade. (Gerson Klaina)

Natural de Paranavaí, Ademilson fundou o grupo de ciclismo junto com os irmãos ainda quando moravam no interior. “Erámos em cinco irmãos e todos gostavam de pedalar. Então começamos a nos reunir para praticar o ciclismo”, diz o ciclista. Após virem para Curitiba, Ademilson e a família continuaram a alimentar o objetivo do grupo e no início dos anos 90 fizeram pela primeira vez o trajeto entre Curitiba e Paranavaí. A segunda aventura ocorreu em 1997, já com mais experiência em pedaladas nas estradas.

Campanha por doação de sangue é o lema e a motivação desta edição da viagem. (Gerson Klaina)

Com o passar do tempo, o grupo Iron Bikers foi ganhando corpo e as pedaladas foram ocorrendo com maior frequência em Curitiba, na RMC e no Litoral do Estado. Neste ano, a ideia de realizar mais uma vez o trajeto entre a capital e Paranavaí surgiu com mais força e o grupo resolver topar o desafio.

“Nos reunimos e começamos a nos organizar e a planejar nossa viagem. Também fomos atrás de patrocínio, mas, principalmente decidimos buscar um motivo maior para viagem e, como sempre tivemos um cunho social no grupo, decidimos lutar em prol da doação de sangue”, conta Ademilson.

continua após a publicidade

Esta edição da viagem do Iron Bikers rumo a Paranavaí tem como lema “500 Km, 500 Doadores”. O objetivo do grupo é conseguir para o Hemepar este número de doadores via campanha feita pelos ciclistas. “Não estipulamos um prazo, mas queremos passar essa mensagem. Já criamos um código junto ao Hemepar para eles saberem quando um doador vem através do nosso grupo”, explica.

Grupo Iron Bikers está preparando a terceira viagem até o Noroeste do Paraná, numa aventura que começou como brincadeira entre irmãos. (Gerson Klaina)

Preparação

continua após a publicidade

De acordo com Ademilson, o grupo vem se preparando para cruzar as estradas paranaenses pelo menos há três meses. “Temos feito treinos com cenários muito parecidos com o que vamos encontrar na estrada. Além disso, temos vários apoiadores que vão nos ajudar, nos cedendo energéticos e toda a estrutura necessária que vamos precisar durante a viagem”, diz. “Nosso objetivo sempre foi incentivar a prática do esporte e ainda ajudar a sociedade. E é isso que estamos tentando fazer com essa aventura”, conclui Ademilson.