Segunda escola

Crianças de 6 a 12 anos que moram na Vila Verde, na CIC, têm a oportunidade de praticar esporte e aprender informática, música e cidadania no Centro Social Divina Providência, uma organização sem fins lucrativos mantida por quatro irmãs da Província Santíssima Trindade da Divina Providência. De segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, 64 alunos fazem aulas de leitura, capoeira, flauta, coral, violão, digitação e pintura, tudo de uma forma divertida, que estimula a curiosidade infantil.

A irmã Clarice Inês Thomé, coordenadora da entidade, conta que as crianças também participam de projetos que ensinam a importância da reciclagem, como o Guardiões da Natureza, realizado em parceria com o Instituto Pró-Cidadania (IPCC), e projetos de leitura que incentivam a criatividade, como o Universo Contado, que propõe a construção de um varal de histórias, no qual cada “roupa” é um conto diferente.

Freira Clarice Ines Thome
De segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, 64 alunos fazem aulas de leitura, capoeira, flauta, coral, violão, digitação e pintura. Foto: Felipe Rosa.

“Depois do lanche, algumas crianças são escolhidas para varrer o chão e organizar a sala. Todos estão sempre se voluntariando, cheios de iniciativa e protagonismo”, conta a irmã. De acordo com ela, participar das atividades provoca uma mudança significativa no comportamento e no pensamento dos alunos. “Fazemos um resgate de valores, eles saem daqui mais conscientes de seus direitos e mais atentos ao outro. Chegamos ao fim do ano muito satisfeitos com o resultado.”

Na sala de informática, as crianças aprendem a usar softwares como Powerpoint e Word, além de brincar com jogos recreativos, explica a professora Jéssica Aparecida Soares, que dá aulas no centro desde 2012. “Meu filho ainda é pequeno, mas quando ele completar 6 anos, quero muito que seja aluno”, afirma.

Afeto que permanece

Foto: Felipe Rosa
O contato diário com as irmãs, professores e colegas cria vínculos de afeto e amizades. Foto: Felipe Rosa

O estudante Rafael Rodrigues de Freitas, 9 anos, fala sobre as lições que a participação no Centro tem lhe ensinado. “Entrei faz um ano. Antes eu pensava que Natal era só Papai Noel, ganhar presente… Aqui eu aprendi sobre o nascimento de Jesus. Também aprendi a respeitar os amigos, que não devemos brigar, porque violência não leva a nada.”

O contato diário com as irmãs, professores e colegas cria vínculos de afeto e amizades. Quando está junto com os alunos, a irmã Clarice é constantemente abraçada pelas crianças. “Muitos ex-alunos vêm nos visitar. Uma ex-aluna nossa fez faculdade de jornalismo e veio aqui gravar um documentário sobre o Centro. É muito gratificante”, diz.

Histórico

As irmãs da Divina Providência chegaram à Vila Verde, na CIC, em 1987, quando a região estava começando a ser povoada. Passaram a residir no bairro e estabeleceram seu campo missionário, ligadas à Paróquia Nossa Senhora da Luz. Atuando junto à Pastoral da Criança, elas viram a carência de afeto e estrutura das crianças da comunidade e tiveram a ideia de formar o Centro, que foi fundado em 2006. A entidade é mantida com recursos próprios das irmãs, como a aposentadoria, e também com verba da Província Santíssima Trindade da Divina Providência. A entidade aceita doações de alimentos, produtos de limpeza e livros infantis.

Serviço

Centro Social Divina Providência
Endereço: Rua João Malucelli Neto, 357 Vila Verde – CIC
Telefone: (41) 3268-7200
Rematrícula: primeira semana de fevereiro de 2016
Matrícula: segunda semana de fevereiro de 2016

Leia mais sobre CIC

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna