Rota perigosa

Dirigir pelo trecho da Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, no encontro da BR-277 com a BR-376, no Contorno Sul, não é uma tarefa das mais simples. Isto porque nestes importantes cruzamentos da CIC, há locais onde faltam sinalização, o que faz com que os acidentes sejam cada vez mais frequentes. Um dos pontos que mais geram reclamações fica em uma alça de acesso para o contorno, ao lado do posto de combustíveis Trevão. Esta bifurcação conta apenas com uma faixa branca na pista, quase apagada. Fora isso, não há placas ou indicações mais claras, que ajudem o motorista a encontrar o caminho certo.

“Passo por aqui frequentemente, quando estou indo para Paranaguá. E acho este ponto muito perigoso, não tem placa de preferencial, sinalização ou pintura correta. A gente fica sem saber para onde ir. Já vi acidentes aconteceram e eles poderiam ser evitados com uma sinalização melhor”, observa o caminhoneiro Décio Lucas Gomes, 32 anos.

O frentista Zineu Matias de Oliveira, 41, que trabalha no posto ao lado há cinco anos, conta que muitas pessoas já perderam a vida no local. “Falta sinalização neste local, ainda mais à noite. Acontecem muitos acidentes. Não faz nem um mês que um senhor de idade morreu aqui, depois de ter sido atropelado por uma carreta”.

Outros problemas

Foto: Átila Alberti
Décio: “não tem placa de preferencial, sinalização ou pintura correta” Foto: Átila Alberti

Além dos problemas de sinalização, pessoas que moram ou trabalham nas empresas da região também reclamam da falta de segurança, da pouca iluminação e dos riscos que enfrentam para atravessar as pistas, para pegar o ônibus na ida para casa ou para o trabalho. “Eu fui assaltado e sei de outras várias pessoas que também foram. Os bandidos param e levam tudo de quem está esperando o ônibus, no ponto que fica do lado oposto ao posto. Outra dificuldade é atravessar as várias pistas, já tive que esperar mais de 15 minutos para conseguir passar. Colocamos nossas vidas em risco todos os dias. O ideal seria ter uma passarela nesta região”, diz o caixa Nilo Ribeiro Cubas, 35.

Solução a caminho

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)m o projeto de restauração com melhoramentos no Contorno Sul está em fase de correções e análise do projeto básico. A obra irá contemplar solução definitiva com a implantação de uma passagem em desnível, solucionando o conflito de entrecruzamento existente no local. Além disso, o projeto contempla também mais cinco passarelas para pedestres e outras quatro passagens em desnível para veículos entre os entroncamentos com a BR-277 (para Campo Largo) e com a BR-116 (para Fazenda Rio Grande), e implantação completa das duas marginais – que irão operar em sentido único.

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