Problema sujo

Foto: Gerson Klaina.

Em vários pontos da Regional CIC, o descarte irregular do lixo representa um problema. A situação é um desafio ao município, que oferece a coleta de quase todos os tipos de resíduos e pede que a população colabore. “A colaboração de todos é imprescindível para que o problema seja minimizado/solucionado, pois os danos à saúde, ao meio ambiente e ao patrimônio decorrentes do descarte inadequado também revertem para todos indiscriminadamente”, alerta a prefeitura, em nota.

O Jardinete Professor Jorge Visca é apenas um dos exemplos da situação. Enquanto toda a estrutura está em boas condições, o gramado nos fundos do local se transformou em espaço para descarte de lixo. É possível encontrar móveis, materiais de restos de construções e lixo doméstico, além do cheiro de animal morto.

“Já cansei de reclamar. Jogam todo tipo de coisa aqui”, reclama o motorista autônomo Ademir Moreira Diniz, 60 anos, que desde 1996 mora ao lado do jardinete. “Já vim várias vezes enterrar cachorro morto porque não dá pra aguentar o mau cheiro. Vi até cobra e cuido pra não criar dengue. Isso é um perigo, tem uma creche do lado. Não venço tirar tudo”.

O morador conta que a situação foi piorando com o passar dos anos. Enquanto o mato está baixo, diz ele, é mais difícil acontecer descarte irregular. “Mas quando o mato tá alto, o povo vem e joga mesmo. Já pedi pra prefeitura, mas não vem ninguém ver”, lamenta.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que técnicos do departamento de limpeza pública irão até o local pra avaliar e programar limpeza, mas não especificou quando a visita será realizada.

Mais lixo

Apesar do esforço de Ademir, jardinete no CIC está sempre cheio de lixo e entulho. Foto: Gerson Klaina.
Apesar do esforço de Ademir, jardinete no CIC está sempre cheio de lixo e entulho. Foto: Gerson Klaina.

A Avenida das Indústrias é outro ponto onde o lixo é jogado de forma irregular. Em vários pontos da via o lixo se acumula no canteiro central.

Colabore!

Coleta de lixo  pela prefeitura

Domiciliar (orgânicos), reciclável (Lixo Que Não É Lixo), vegetais (até mil litros a cada dois meses), resíduos de construção civil (até cinco carrinhos de mão), mobiliário inservível e lixo tóxico (uma vez por mês, próximo aos terminais). A frequência de coleta está disponível no site: http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/

Estação de Sustentabilidade

A Regional CIC conta com a Estação de Sustentabilidade Vila Verde pro descarte de resíduos recicláveis, vegetais e da construção civil. Fica na Rua Lydio Paulo Bettega, esquina com Rua Marco Campos.

*O Departamento de Limpeza realiza ainda – em ação isolada ou em conjunto com outros órgãos – serviços de remoção de resíduos em diversos pontos e cursos d’água.

Leia mais sobre CIC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna