Centro Cívico

Nas barbas do poder

Escrito por

Cravada entre os prédios dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado do Paraná e a prefeitura de Curitiba, a Praça Nossa Senhora de Salete, palco dos mais diversos tipos de manifestações, sofre com a falta de cuidados. Quem anda pelo tradicional espaço público da capital percebe a grama alta, os jardins e canteiros mal cuidados e o lixo deixado pelos frequentadores de final de semana.

nossa221114

Na área da praça localizada em frente ao Palácio Iguaçu, o mato está tomando conta do calçamento construído em pedras petit-pavê. Além disso, os canteiros estão com a grama alta e os jardins estão abandonados.

O auxiliar de serviços Thiago Henrique Cardoso trabalha na região do Centro Cívico há quase quatro anos. Ele conta que nunca viu a praça tão abandonada. “Sempre venho aqui no horário de almoço e sempre encontrei a praça bem cuidada, com a grama cortada e os jardins impecáveis. Mas nos últimos meses tudo mudou. Está parecendo abandonada com esse mato alto”, conta.

Thiago conta que a situação mais grave é em relação aos jardins da Praça Nossa Senhora de Salete. “Aqui na área mais em frente ao Palácio Iguaçu a coisa está bem feia. É possível perceber ervas daninhas subindo nas plantas e nas árvores. Parece que não cuidam desses jardins há anos. É estranho, porque a praça fica aqui na frente dos principais poderes do Estado”, lamenta.

A dona de casa Ana Tereza Vieira também é frequentadora assídua da Praça Nossa Senhora de Salete. Ela, que costuma caminhar pelo local diariamente, diz que o péssimo aspecto da área gera sensação de insegurança. “Como tem mato crescendo, passa a impressão que a praça está completamente abandonada e isso é convidativo para bandidos. De vez em quando costumo me deparar com algum mau elemento e desvio”, diz.

Ana Tereza também chama atenção para o estado do Memorial Bento Munhoz da Rocha, monumento inaugurado em 2005 em homenagem ao ex-governador e localizado em frente ao Palácio Iguaçu. “Foram arrancadas pedras de mármore da estrutura do monumento e tem outras pedras caindo. Esse fato mostra bem como a Praça Nossa Senhora de Salete está mal conservada”, ressalta.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Curitiba reconheceu, através de sua assessoria de comunicação, que é responsável pela poda de árvores, roçadas e varrição da praça, mas não explicou os motivos da situação de abandono no local. “Qualquer alteração física ou paisagística é de responsabilidade do governo do Estado, proprietário do local”, diz a nota enviada à Redação.

Sobre o autor

(41) 9683-9504