Sinalização necessária

Foto: Felipe Rosa.

O comerciante Antônio Cardoso reside e trabalha na esquina da Avenida Winston Churchill com a Rua Frei Teófilo, no Capão Raso, há 35 anos. De uns oito anos para cá, calcula, o encontro das duas vias, que ainda conta com a canaleta do transporte coletivo, se tornou um frequente palco de acidentes. “É muito perigoso, é terrível. Já vi muita gente morrer aqui na frente. Quantos clientes nossos já se acidentaram!”, garante ele, que é proprietário de uma loja de roupas. A comunidade reivindica um semáforo pra que o local se torne mais seguro.

Segundo as vendedoras da loja de Antônio, muitas vezes os ônibus freiam em cima dos carros, evitando a colisão por questão de milímetros. Pro frentista João Alves Batista, que trabalha no posto de gasolina da esquina oposta, o equipamento de sinalização é necessário. “Isso aqui é uma muvuca, principalmente à tarde, vem carro de tudo quanto é lado. O povo é folgado, vai entrando mesmo. O semáforo iria atrasar e trancar de algum lado, mas os motoristas seriam obrigados a respeitar”, argumenta.

Pedido

Cruzamento da Winston Churchill com a Frei Teófilo é uma grande confusão. Foto: Felipe Rosa.
Cruzamento da Winston Churchill com a Frei Teófilo é uma grande confusão. Foto: Felipe Rosa.

Em 2014, os vereadores Tico Kuzma (Pros) e Tito Zeglin (PDT) apresentaram uma emenda parlamentar de R$ 100 mil ao orçamento municipal de 2015 pra instalação do semáforo. Como a ação não foi executada, eles encaminharam um pedido de informações à prefeitura no último dia 6.

“Este semáforo seria muito importante pra viabilizar a segurança necessária no trânsito, tanto a pedestres como também aos motoristas. Cabe ressaltar que há escolas e vários pontos comerciais no entorno e, com a construção de novos condomínios residenciais, a população da região vem aumentando significativamente”, afirma Zeglin.

A Secretaria Municipal de Trânsito informa que, após análise conjunta com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), ficou definido que não cabe a instalação de um semáforo no local. A Urbs deverá fazer um projeto pra realocação dos retornos da Avenida Winston Churchill na região. A obra deverá ser executada pela regional Pinheirinho, ainda sem previsão de início.

Leia mais sobre Capão Raso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna