Drogas na praça

Uma área de lazer localizada na esquina das ruas José Alcides de Lima e Desembargador Erani Cartaxo, no Capão Raso, tem sofrido com o lixo espalhado pelo local e com os usuários de drogas que frequentam o espaço principalmente no período da tarde. Quem vive no local está na bronca com a sujeira e afirma que o desleixo tem atraído marginais à região. Além disso, uma ponte de madeira, que é o único meio de acesso à área, está danificada.

O aposentado Genílson Paiva, que mora no bairro há 20 anos, conta que a praça tem permanecido suja por muito tempo e reclama que equipes da prefeitura não vão ao local para manter a área limpa. “De vez em quando aparece um pessoal que corta a grama e tira o lixo, mas é bem de vez em quando. Precisaria vir mais ou até instalar uma lixeira aqui. Veja bem, nem lixeira tem no local. Daí não dá pra cobrar da população”, afirma.

Paiva elogia as condições dos aparelhos de ginástica instalados no local, mas afirma que a praça suja afasta novos usuários do espaço público. “A academia é novinha e está bem cuidada, mas como o cidadão vai querer vir aqui se o local está sempre muito sujo porque não tem uma lixeira? Tem que cuidar pro povo aparecer e usar”, ressalta.

Marta usa academia de manhã para não encontrar os usuários de drogas.
Marta usa academia de manhã para não encontrar os usuários de drogas.

Drogas

O espaço de lazer também sofre com a presença de usuários de drogas. De acordo com os frequentadores, pela tarde é impossível frequentar o local. “Eles ficam na ponte ou sentados pela praça usando droga e quem quer usar o local tem medo e prefere dar a volta e ir embora, muitas vezes”, diz a aposentada Marta Nieviske. Ela também conta que prefere usar a academia pela manhã para não ter que encontrar os usuários de drogas. “Dá uma sensação de insegurança, pois o local só tem uma entrada e se acontecer alguma coisa não tem pra onde ir”, reclama.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM), a região do Capão Raso recebe rondas extensivas preventivas diárias, mas que, segundo a própria corporação, nem sempre consegue evitar as pequenas ocorrências do bairro. A PM reforça para que a população chame o efetivo pelo telefone 190 em toda a situação de perigo e que em caso de assaltos faça o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Tem até sofá jogado junto com entulhos de construção (Gerson Klaina)
Tem até sofá jogado junto com entulhos de construção (Gerson Klaina)

Manutenção

Segundo a prefeitura de Curitiba, a praça recebe com frequência serviços de manutenção. Ainda segundo a administrção municipal, a  Regional Pinheirinho já realizou a roçada no último dia 16 de janeiro. A prefeitura reforça o pedido para que a população evite jogar lixo em parques, praças e terrenos baldios.

Leia mais sobre Capão Raso

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna