Delícias de tradição

Foto: Felipe Rosa.

Tradição é um bom sinônimo para a Docelândia Frimon, localizada no número 5.750 da Avenida Brasília, no Capão Raso. Fundada há 35 anos, a confeitaria se tornou referência em matéria de doces, bolos, tortas e salgados. O segredo, diz a engenheira de alimentos do estabelecimento, Muriel Gaio Cantu, é a procedência dos produtos. “Não usamos nada pré-fabricado, é tudo feito aqui. E as receitas sempre seguem um padrão de qualidade, o que faz os clientes voltarem”, conta ela, que é nora do proprietário, Almir Antônio Cantu.

A clientela, além de antiga, ultrapassa os limites do bairro e da cidade. “Tem gente que vem de longe para encomendar bolos de casamento: São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais”, lista Muriel. O segmento de festas e eventos, com doces finos e bolos sofisticados, tem sido uma aposta da confeitaria desde 2002, quando foi inaugurada a atual sede.

Soeli trabalha há 18 anos no Docelância. Foto: Felipe Rosa.
Soeli trabalha há 18 anos na Docelância. Foto: Felipe Rosa.

A maioria dos funcionários tem muitos anos de casa. A vendedora Soeli Santana, 37 anos, passou praticamente metade de sua vida ali. Entrou há 18 anos, trabalhando como confeiteira, e seis anos depois passou para a área de televendas, onde atua hoje.

“É muito bom trabalhar aqui, moro perto, gosto do que faço. Com tantos funcionários antigos, a gente acaba criando vínculos, formando uma família”, declara. Sua irmã, Tania Silva de Souza, é gerente de produção da Docelândia, onde trabalha há 32 anos.

De geração em geração

Tania conta que há muitos casos em que uma família encomenda doces para a festa de 15 anos da filha. Essa filha cresce, fica noiva e encomenda doces para seu casamento. Algum tempo depois, aparece novamente para encomendar um bolo decorado para o batizado de seu primeiro bebê.

Trajetória

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

A história da Docelândia começou em 1979, na Avenida Presidente Kennedy. De propriedade da descendente de alemães Frida Frimon, a confeitaria era atacadista – comercializava para revenda. Em 1985, foi comprada por Almir, que mudou o endereço para a Rua Fernandes Viêira, no Capão Raso, e trocou o foco do estabelecimento para a venda ao consumidor final. Em 2002, o ponto passou para a Avenida Brasília.

Leia mais sobre Capão Raso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna