Casa dos ratos

Após incêndio, imóvel ficou ainda mais deteriorado. Foto: Ciciro Back

Uma residência que por muito tempo abrigou ambiente familiar, como as demais casas da pequena Rua Reinaldo Gusso (de apenas duas quadras), no Capão Raso, se transformou na protagonista dos transtornos da vizinhança. A moradia, que fica ao lado do número 290, passou por uma sequência de transformações até chegar ao abandono completo e virar “mocó” de usuários de drogas. Há cerca de um ano, um incêndio destruiu parte da edificação. Hoje o imóvel está com mato alto, além de muito lixo e infestado de ratos e insetos.

O local também se tornou abrigo para cães sem dono, que se reproduzem e geram mais um problema na rua. “Os vizinhos deixavam comida para os cães e quem comia eram os ratos. Já vi grupos com mais de 15 em cima dos potes que deixavam para os cachorros. Eles acabam indo para as outras propriedades”, relata Mauro Kudla, 42 anos, dono da oficina ao lado da casa abandonada.

Cachorros geram problema pra vizinhança. Foto: Ciciro Back
Cachorros geram problema pra vizinhança. Foto: Ciciro Back

Segundo ele, os moradores se juntaram e por vezes conseguiram doar os animais nascidos no “mocó”. “Tivemos que começar a agir para evitar que piorasse. Conseguimos até castração para algumas cadelas, mas é impossível controlar todos os animais”, comenta.

Tráfico

Conforme o relato de outros vizinhos, o abandono da residência começou ainda quando o último morador da casa vivia no local. “Ele tinha problemas com álcool e a casa vivia suja, cheia de insetos. Ficava dias sem sair e por vezes achamos que tinha morrido. Traficantes passaram a dar dinheiro para ele comprar bebida, em troca usavam a casa como ponto de venda de drogas. Depois que morreu, tomaram conta do lugar”, conta um morador da rua, que não quis ser identificado.

Ainda de acordo com o vizinho, o traficante que ficava na casa foi baleado há alguns anos, em um acerto de contas, e desapareceu. A partir daí, a casa ficou de vez nas mãos da marginalidade. “Eles entram no início da noite e saem de manhã. De vez em quando da para ver alguns fumando crack na frente”.

Usuários de drogas tomaram conta do local. Foto: Ciciro Back
Usuários de drogas tomaram conta do local. Foto: Ciciro Back

Resposta

Um pedido de providências feito pelos moradores já foi protocolado na Câmara Municipal. A Secretaria de Urbanismo informou que nos próximos dias o proprietário será notificado. Ele deverá realizar a limpeza da área do imóvel e do passeio em frente. Também será obrigado a fechar o terreno de maneira eficaz para evitar a ocupação por usuários de drogas.

Leia mais sobre Capão Raso

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna