Prova perigosa

Foto: Felipe Rosa.

A má condição das vias no entorno do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) dificulta a vida de instrutores das autoescolas e alunos que se preparam para a prova prática, aplicada nas ruas próximas ao órgão. As queixas vão desde a falta de sinalização obrigatória até a péssima condição das ruas que fazem das provas um verdadeiro “rally”. É caso da Raul Caron, no Capão da Imbuia.

Para os instrutores, a precariedade das vias tem prejudicado alunos e feito alguns até reprovarem. ‘As ruas não possuem marcação no chão. O aluno não sabe quando pode ou não ultrapassar, pois não existe faixa contínua amarela no chão. Em muitos casos, não há nem o aviso de pare em vias para indicar a preferencial. Sem contar os buracos. Se pensarmos que por dia muitos motoristas iniciantes utilizam essas ruas em busca da primeira habilitação, é uma vergonha perceber que eles estão aprendendo em ruas em desconformidade com a própria lei de trânsito‘, critica a instrutora Rosangela Dering.

Aprendendo a dirigir, a aluna Patricia Luft também reclama da situação. ‘Quando dirigimos pelo centro, ou até em outros bairros é mais tranquilo que na região onde fica o Detran. Tem esquinas que a rua já está sendo comida por erosão‘, afirma.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) não há, no momento, nenhum projeto específico de nova sinalização para a região, mas o órgão informou que fará vistoria para verificar os locais que precisam de reforço de sinalização. A Setran ainda ressaltou que é necessário aguardar a manutenção do pavimento para poder realizar a pintura e garantir sua durabilidade e que as placas são os principais elementos de alerta e regulamentação no trânsito.

Leia mais sobre Capão da Imbuia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna