Santuário Tabor Magnificat, mais conhecido como Santuário Schoenstatt, localizado no movimentado bairro do Campo Comprido. Para os que ainda não conhecem o local vale a pena fazer uma visita. Seja para ter um momento de fé ou apenas curtir a natureza com paz e tranquilidade, o santuário é um espaço ideal para passar o dia. Com certeza, uma ótima opção de lazer para curitibanos e turistas.

continua após a publicidade
Santuário Tabor Magnificat, mais conhecido como Schoenstatt, foi inaugurado em 1985 e recebe cada vez mais visitantes. Foto: Felipe Rosa.
Santuário Tabor Magnificat, mais conhecido como Schoenstatt, foi inaugurado em 1985 e recebe cada vez mais visitantes. Foto: Felipe Rosa.

O santuário foi um dos destaques da última edição da Tribuna Regional Santa Felicidade. Se engana quem acha que o espaço é apenas para os mais religiosos. Com um belo almoço de terça a domingo, as famílias também podem aproveitar o tempo para fazer um lanche, tomar um bom café e curtir a natureza do local, que conta com um belo jardim arborizado, além da trilha no pequeno bosque e do espaço de recreação.

“Aqui nós recebemos pessoas de todas as crenças e religiões. Recebemos pessoas sozinhas que buscam um maior contato com a natureza, grupos que nos procuram para retiros espirituais ou mesmo famílias para passar o dia. Já tivemos atletas que queriam benção antes de competições importantes e até alunos que queriam aproveitar a paz do local para estudar”, explica o Padre Marcelo de Souza. O terreno foi doado por quatro irmãs: Maria, Marta, Rosa (in memorian) e Helena Kulik, hoje com 93 anos de idade, assídua frequentadora do santuário.

Bosques com trilhas e jardins são atrativos do local, aberto em homenagem ao padre José Kentenich. Foto: Felipe Rosa.

A sede conta com o santuário, um pequeno espaço no qual os frequentadores podem aproveitar a intensa programação religiosa. Durante a semana as missas são realizadas nesse espaço, mas com o maior número de frequentadores durante o final de semana, as celebrações são feitas em outro salão. “Há cerca de um ano o número de visitantes cresceu muito mais do que esperávamos. Somente ano passado foram cerca de 70 mil pessoas e esse número só cresce. Já estamos ficando pequenos para tanta gente”, explica a irmã Marineuza.

continua após a publicidade

Para receber ainda mais frequentadores eles precisam de um novo espaço, mas as obras de ampliação caminham em ritmo bastante lento, já que o santuário vive de doações. “Estamos há dez anos tentando construir um espaço que vai ter também uma capela e um salão de convenções, além de dormitórios para que grupos possam passar mais dias aqui”, diz irmã Marineuza. Além das doações e campanhas para arrecadar verba, os almoços e lanches servidos no santuário também são uma forma de juntar dinheiro e finalizar as obras.

Santuário tem missas diárias e fica pequeno nos finais de semana. Foto: Felipe Rosa.

História de fé

continua após a publicidade

A pequena igreja foi inaugurada no dia 19 de maio de 1985, em homenagem à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. São 22 santuários em todo o Brasil, sendo que cinco deles estão localizados no Paraná. O terreno onde o santuário foi construído foi doado por três irmãs que gostariam de ter um espaço para dedicação a Maria. O nome do santuário em Curitiba foi dado em homenagem ao centenário do fundador da obra, padre José Kentenich, e também em comemoração aos 50 anos da chegada das primeiras irmãs de Maria em terras brasileiras. Uma grande festa em comemoração aos 30 anos será realizada no dia 17 de maio.

Mais informações sobre o Santuário Tabor Magnificat

Endereço: R. Padre José Kentenich, 552 – Campo Comprido
Telefone: (41) 3279-1391
Aberto diariamente das 7h30 até 18h30.
Programação no site www.santuariotabormagnificat.com.br.

Leia mais sobre Campo Comprido.

Veja a galeria de fotos