Mudar a vida das pessoas através da música. Esse é o principal objetivo da ONG Playing for Change. O projeto, que tem sido um sucesso mundial, chegou a Curitiba e escolheu o Cajuru pra receber a décima escola dentre as que já realizam esse trabalho social em países subdesenvolvidos. A verba inicial pra garantir a construção da escola surgiu através de um show realizado em outubro do ano passado, que lotou a Ópera do Arame.
O sucesso da ONG pode ser visto em muitos vídeos que se tornaram virais na internet, com milhões de visualizações. “O foco de todo trabalho da instituição é dar uma oportunidade a crianças que se interessam pela música. Eles já revelaram muitos talentos no mundo e reuniram em vídeos que conquistaram muitas pessoas pela qualidade dos artistas”, explica o presidente da ONG no Brasil, Eduardo Rodrigues. A instituição desenvolve dois trabalhos: um envolve a banda e outro prioriza revelar talentos através das escolas voluntárias.
Esse sucesso garantiu que o projeto obtivesse uma parceria com a prefeitura através da cessão do terreno pra implantar a escola em Curitiba. Segundo Eduardo, ele sempre teve muita vontade de participar de ações voluntárias. “Tive a chance de conhecer a equipe da Playing for Change num festival de blues no Rio de Janeiro. Foi nesse momento que surgiu a ideia de trazer um projeto desses pra nossa cidade”, diz.
Depois de pesquisar qual o melhor local pra receber a escola de música, a escolha recaiu sobre o Cajuru. “Entendemos que essa região apresenta uma grande necessidade de ações de promoção social. Assim, entramos em contato com a associação de moradores do Cajuru, que abraçou a iniciativa”, comenta.
Aulas grátis pra criançada
Após a reforma do principal salão da associação, o local disponibilizará às crianças da região aulas de canto, percussão, violão e inglês. “Estamos numa fase de procura de jovens que se encaixem no perfil do projeto, que demonstrem interesse pela música e estejam dispostos a se dedicar ao aprendizado”, afirma. Mas para Eduardo, a intervenção na realidade do bairro vai muito além do gosto pela música. “Claro que queremos que todos saiam dominando a técnica instrumental, mas o mais importante será conseguir transmitir valores pra que essa nova geração seja cada vez mais cidadã e solidária”,
defende.
As inscrições serão abertas somente após o término da construção da escola. Para informações sobre o projeto no Cajuru, envie e-mail para vinicius@playingforchange.com
O professor de percussão Moisés Fontes Ferreira conta que, através do contato que teve com a música, seu comportamento mudou e as oportunidades se tornaram cada vez mais frequentes. “Já havia participado de projetos junto à Grande Roda de Tambores e aprendi muito através da música e do convívio com o grupo. É recompensador estar do outro lado para transmitir toda essa experiência, pois muitas crianças estariam na rua sem nenhuma ocupação e aqui elas descobrem um mundo novo”, afirma.
Confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jQC7EjyC56E