Não tem conversa, a partir do dia 31 de janeiro de 2018, somente quem já instalou o kit para o sinal digital conseguirá assistir ao seu programa favorito na TV aberta, já que o sinal analógico será desligado em Curitiba e em mais 26 cidades paranaenses nesta data.  E uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre a mudança do sinal de TV e ainda verificar se você tem acesso a um dos kits gratuitos, é o Feirão Digital, evento que começou às 10h e vai até às 17h deste sábado (28) no estacionamento do Supermercado Condor, no Cajuru.

continua após a publicidade
Foto: Giuliano Gomes.

Realizado pela Seja Digital, em parceria com RPC, o feirão tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que TVs mais antigas recebam o sinal digital. E além de obter informações sobre os conversores, antenas ou fazer o agendamento para a retirada do kit, os visitantes ainda podem curtir os shows dos cantores sertanejos de Ruan Mansur e Leo Lima, que acontecem palco do evento, a partir das 14h. Para a criançada ainda há caricaturas, apresentações de mágica e a distribuição de pipoca e algodão doce.

Quem aproveitou a oportunidade para saber o que tem que fazer para ter acesso ao sinal digital foi o administrador Vanderlei de Oliveira Pincelli, 67 anos. “Tenho em casa quatro televisões que não são digitais. Uma delas de tubo, que uso com a TV a cabo, mas tenho medo de que chegue o momento que eu não possa mais pagar por este serviço. Por isso, quero saber como é e quanto custa para teracesso aos equipamentos da TV digital”.  Acompanhado o pai, a pequena Isabele Pinceli, 9 anos, tinha outros objetivos. “Eu quero é comer pipoca”, disse.

Foto: Giuliano Gomes.

Antecipe-se

Para estar preparado para a mudança de tecnologia, a dica é não deixar tudo para a última hora, verificando se a antena de sua casa já é digital e se seu aparelho de TV precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal analógico em digital. Segundo a consultora da Seja Digital Cibele Frasson, aparelhos mais antigos, como as televisões de tubo podem continuar sendo usados com a instalação do conversor de sinal. Já as TVs de tela fina podem ou não precisar do conversor. “Para ter certeza se o televisor da sua casa já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante”.

Kit Gratuito

continua após a publicidade

No evento famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que possuem NIS (Número de Identificação Social), podem agendar a retirada do kit gratuito, que conta com antena digital e conversor com controle remoto. Nas datas combinadas, os aparelhos são entregues às pessoas nas agências dos Correios. Ao todo, estão disponíveis mais de 365 mil kits para serem entregues às famílias das 27 cidades da região. Somente em Curitiba 129 mil famílias têm direito aos aparelhos, mas até o momento apenas 33 mil kist foram retirados na capital.

 

continua após a publicidade