Dois cavalos que eram utilizados para tração foram aprendidos na tarde desta terça-feira (30) no bairro Cajuru, em Curitiba, em uma ação integrada da Rede de Proteção Animal de Curitiba e da Guarda Municipal (GM). O caso de maus-tratos vinha sendo monitorado já há algum tempo, após várias denúncias recebidas pela prefeitura, via Central 156.
+ Caçadores: Casal de Curitiba aposta no empreendedorismo e fatura alto vendendo pães em sinaleiro!
Segundo informou a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, com essa apreensão, desde janeiro deste ano, 41 cavalos já foram resgatados pela Rede de Proteção Animal. Todos os animais eram usados para tração, o que é proibido por lei em Curitiba – Lei 14.741/2015, regulamentada pelo decreto 80 de 31 de janeiro de 2018.
Os cavalos ficavam no Jardinete Coronel Almir Silva e na Rua Adhemar Vieira de Araújo, no Cajuru. A GM chegou a solicitar o apoio à Polícia Militar durante a operação, mas ele acabou não sendo necessário.
+ Caçadores: Rua 24 Horas antecipou uma tendência que conquistou o público de Curitiba
Os animais agora ficam sob a guarda da Rede até serem encaminhados para adoção responsável. Esta foi a primeira ação de resgate de animais na região, em 2018.
Problema antigo
Em uma imagem do local, feita em 2014 e disponível no Google Maps, é possível observar a presença de vários cavalos que eram utilizados como força de trabalho por catadores de materiais recicláveis, o que comprova que o problema era antigo na região.
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/jovem-deixa-velorio-do-pai-pra-fazer-vestibular-e-e-aprovado-na-pucpr/