A preço de banana

Foto: Felipe Rosa

Verduras, frutas e legumes ao preço único de R$ 1,79 o quilo é uma oferta atraente para o bolso do consumidor, especialmente em tempos de crise. O projeto Nossa Feira, da prefeitura de Curitiba, tem um ponto no Conjunto Mercúrio, no Cajuru, às terças-feiras, das 17h às 21h. Uma hora antes de abrir, já se forma uma grande fila de moradores do bairro com sacolas e carrinhos, preparados para fazer economia.
A variedade de itens é farta: são cerca de 30 espécies produzidas por agricultores do Paraná que chegam até a feira através da cooperativa Copasol. “É direto do produtor para o consumidor, por isso o preço baixo. É bom para os dois lados”, diz o diretor da cooperativa, José Alberto Basso, que produz tomates e morangos em São José dos Pinhais.

Por indicação da vizinha, Célia quer fugir dos preços “salgados”. Foto: Felipe Rosa.
Por indicação da vizinha, Célia quer fugir dos preços “salgados”. Foto: Felipe Rosa.

O funcionamento da feira é bem organizado. Quem chega entra em uma fila indiana, que vai andando ao lado dos caixotes cheios de alimentos fresquinhos, faz um “S” e termina nos caixas, onde tudo é pesado junto. “A diferença do valor, no total, chega a ficar entre 35% a 45% mais barato do que no mercado”, diz Basso. Segundo ele, a procura é sempre grande: “As caixas voltam todas vazias”. E ainda há vantagens que outras feiras não oferecem: aceita-se pagamento com cartão.

O programa

A Nossa Feira foi implantada pela prefeitura em março de 2014 e tem dez pontos semanais na cidade. A prefeitura abriu licitação para instalar mais cinco feiras.

Economia comprovada

Povo faz fila para economizar nos hortifrutigranjeiros. Foto: Felipe Rosa.
Povo faz fila para economizar nos hortifrutigranjeiros. Foto: Felipe Rosa.
Adenir e Edna chegam cedo para escolher os melhores produtos. Foto: Felipe Rosa.
Adenir e Edna chegam cedo para escolher os melhores produtos. Foto: Felipe Rosa.

A enfermeira aposentada Célia Maria Correia, 49 anos, encabeçava a fila, 40 minutos antes da abertura da feira. “É a primeira vez que venho. O preço do mercado está salgado e minha vizinha me falou que comprar aqui sai bem mais em conta”, constata. O casal Adenir dos Santos, 51, e Edna dos Anjos Santos, 48, mora no Uberaba, mas se desloca até o Conjunto Mercúrio para aproveitar a feira. “Compensa principalmente pelas frutas, que são bem mais caras no mercado. Nós gostamos muito, é organizado, o pessoal respeita a fila”, diz ela. “E chegamos antes de abrir para poder escolher os melhores produtos. Quem chega na frente bebe água limpa”, brinca ele.

Leia mais sobre Cajuru

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna