Com telefones mudos e sem conexão com a internet, funcionários de uma construtora de Curitiba somam prejuízos e transtornos há uma semana. O problema começou na quinta-feira da semana passada, quando foi realizada a troca de postes e transformadores na Rua Coronel Amazonas Marcondes, no Cabral, mas o cabeamento da operadora de telefonia Oi não foi reinstalado.
Desde então, o estande de vendas de um condomínio que está em construção no local, além dos setores de almoxarifado, administrativo e engenharia estão sem o serviço. “A Copel fez tudo direitinho, avisou as operadoras e fez a troca. No dia estavam aqui carros de todas as empresas, menos da Oi”, conta um funcionário, que preferiu não se identificar. Assim que percebeu o problema, ele registrou mais de oito protocolos solicitando o restabelecimento do serviço, o que até agora não adiantou. “Falam que vão mandar o técnico aqui, mas ninguém aparece, ficam só enrolando. Ainda tiveram a cara de pau de me ligar pedindo pra responder uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento”, reclama.
Com a situação, diz o funcionário, ele não consegue despachar notas fiscais nem realizar o pagamento do 13.º salário e férias dos trabalhadores. “Está tudo acumulando”, lamenta. Dentro do estande de vendas o problema é a falta de comunicação com os clientes e, consequentemente a impossibilidade de negociar. “É basicamente todo o nosso trabalho, tudo por email, telefone e o sistema operacional conectado à internet”, explica um corretor, que pediu que seu nome permanecesse em sigilo. “Imagina um plantão sem internet e telefone”, questiona outro corretor. “É impressionante, uma falta de respeito. Aqui já estamos brincando que só vão arrumar no ano que vem”, ironiza.
Risco
Além da falta do serviço, a fiação da operadora ficou caída pela calçada. Os próprios funcionários da obra cortaram o excesso do cabeamento, mas não conseguiram evitar a queda de uma pedestre idosa que tropeçou nos fios.
Em nota, a operadora de telefonia Oi informou que enviará uma equipe técnica ao local. “Se for constatada alguma falha, o serviço será restabelecido o mais brevemente possível”, diz o texto. Além disso, a empresa destacou que recebe solicitações de reparo realizadas por consumidores e entidades públicas pelo do canal de atendimento 103 14.