A ideia do empresário José Francisco Neto, 33 anos, é revitalizar a cidade, tirar o branco e o cinza das paredes e trazer mais arte e cor à vida das pessoas. O projeto de Neto, como é conhecido no bairro, começou no jardinete Nicolau Pedro, uma pracinha que fica no meio da Rua Afonso Nassif, no Boqueirão. Aproveitando a revitalização que a prefeitura fez no local, em março, ele propôs pintar as paredes da praça com grafite. A administração da Regional Boqueirão aceitou a ideia e Neto organizou o evento no dia 19 de abril.
Os muros brancos deram espaço à arte de 35 grafiteiros. Há animais, coisas abstratas, arte sacra e um desenho em 3D feito por um artista do Chile. Neto, que é dono de uma loja de tintas na Avenida Marechal Floriano Peixoto, conseguiu patrocínios e bancou o resto do material usado pelos artistas. “Além de dar mais vida à cidade, a ideia é trazer jovens que têm um pé no vandalismo e inseri-los na arte”, diz o empresário, que em 1995 foi pichador, largou o vandalismo e hoje defende a arte.
Aprovado
Vizinha da praça, Terezinha Nascimento, 68 anos, gostou das obras. “Antes estava horrível, tudo sujo, escuro, juntava uma piazada para usar droga. A turma da droga até continua, mas bem menos que antes. Eu gosto quando abro a minha janela de manhã e dou de frente com Cristo”, conta a moradora, que gosta de observar um desenho de Jesus Cristo. “Sou grato por eles colocarem o dom deles a público, para que possamos ver. Dá um ar alegre à praça”, elogia Aparecido de Oliveira, gestor da regional Boqueirão no Xaxim.