Moradores e comerciantes da Rua Waldemar Loureiro Campos, na esquina com a Rua Vereador Aurelino Mader Gonçalves, no Boqueirão, têm motivos de sobra para se preocupar. A rua é muito movimentada e falta sinalização apropriada para ajudar motoristas e, principalmente, pedestres.
Batidas são constantes. “Somente na semana passada eu vi dois acidentes. Tem um sinaleiro mais pra frente da rua, mas ele só funciona se a gente apertar o botão. E os carros não respeitam e passam em alta velocidade. Já fizemos pedido de lombada e sinaleiro, mas eles alegam que a rua não tem movimento suficiente para isso”, explica Fernando Batista Goulart, 36 anos.
Ele trabalha em um dos pontos mais críticos da rua e afirma que, além dos acidentes, há um grande perigo para os pedestres, principalmente as crianças da escola próxima. “A prefeitura colocou asfalto na rua há dois meses, mas até agora está sem pintura na rua. Estamos sem faixa de pedestre ou qualquer outra sinalização. Para atravessar aqui é na correria”, conta. Preocupados com o perigo, comerciantes da região esperam que a situação logo se resolva.
Setran informa que melhorias estão a caminho
De acordo com a Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), existe um semáforo exclusivo para pedestres na Rua Waldemar Loureiro de Campos, entre as ruas Vereador Aureliano Mader Gonçalves e Constantino José de Almeida, que é acionado pelos pedestres. “Está prevista a revitalização da sinalização viária neste local, que inclui a repintura da faixa de pedestres assim que a condições climáticas permitirem”, explica.
Além disso, em breve, este semáforo será realocado para o cruzamento da Rua Waldemar Loureiro de Campo com a Rua Constantino José de Almeida, onde a demanda é maior, passando também a controlar o fluxo de veículos das duas vias, além da passagem dos pedestres poder ser acionada pelo botão.
Segundo a secretaria, não há previsão de semáforo para a Rua Vereador Aureliano Mader Gonçalves. Porém, com a mudança do outro semáforo, as saídas da rua Vereador Aureliano Mader Gonçalves serão facilitadas quando o equipamento fechar para o fluxo de carros da Rua Waldemar Loureiro de Campos.