Barrerinha

Mais atenção

O nosso bairro é um dos mais esquecidos da região”. A afirmação é do morador e integrante da diretoria da Associação Beneficente de Moradores do Barreirinha, Bernardino Siqueira, 71, que reclama da falta de mais serviços públicos no bairro. De acordo com ele, o município deixa a desejar quando é chamado para solucionar tanto questões simples como as mais complexas. “Acho que é uma falta de cuidado com a gente”, diz.

A lista de pedidos contém demandas variadas. A melhoria na pavimentação, por exemplo, se estende a todo o bairro, que ainda conta com asfalto antigo em alguns trechos e antipó em outros. “Precisamos reformar tudo. O antipó aqui é o mais antigo da cidade, tem mais de 40 anos. Eles tampam um buraco hoje e amanhã já tem outro aberto”, comenta o presidente da entidade, Olivério Bento Ribeiro. Ele afirma também que a coleta de resíduos da poda de árvore é demorada, apesar dos pedidos à Central 156.

Bernardino: Acho que é uma falta de cuidado com a gente. Foto: Gerson Klaina.
Bernardino: Acho que é uma falta de cuidado com a gente. Foto: Gerson Klaina.

Na Unidade de Saúde Barreirinha, apontada como a maior conquista da comunidade para o bairro, o atendimento é considerado muito bom pelos membros da associação, mas o que falta, segundo eles, é a reposição rápida de medicamentos e a presença de guardas municipais no local.

E aí?

A prefeitura já revitalizou cerca de 5 km de vias na regional Boa Vista e pretende pavimentar mais ruas, mas não divulga os nomes. Alega ainda que a manutenção é feita periodicamente. Quanto à coleta de resíduos das podas, a Secretaria do Meio Ambiente faz atendimento diário dos pedidos pelo 156, mas admite que “a demanda é excessivamente maior do que a capacidade de atendimento”. Enquanto a Guarda Municipal diz que realiza rondas diárias e é acionada pelas unidades de saúde em emergências. Por sua vez, a Secretaria de Saúde não tem registros de demora na reposição de medicamentos na US Barreirinha, mas reconhece que ações pontuais podem ocorrer, porém com rápida reposição.

Longa espera por academia

Coleta dos resíduos das podas de árvores demora, segundo associação. Foto: Gerson Klaina.
Coleta dos resíduos das podas de árvores demora, segundo associação. Foto: Gerson Klaina.

Bastante aguardada pela comunidade, a instalação de uma academia ao ar livre no bairro ainda não está definida. Os moradores pedem que o equipamento seja instalado em frente ou dentro do Parque Barreirinha, o que facilitaria o acesso da população, especialmente da terceira idade, por estar em um local estratégico no bairro. De acordo com a prefeitura, Curitiba tem 165 academias ao ar livre. Só na Regional Boa Vista, são 20. Mas esclarece que o município não tem orçamento próprio para este tipo de equipamento. A instalação é fruto de emendas dos vereadores. Dependendo da disponibilidade orçamentária, poderia atender ao menos 60 pedidos.

Leia mais sobre Barrerinha.

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504