Moradores do Bairro Alto estão na bronca com a falta de sinalização de um das principais vias da região. Obra do PAC da Copa do Mundo, a revitalização da Avenida da Integração foi entregue à população em abril. No entanto, passados quase seis meses, a via não conta com placas de limite de velocidade e nenhum tipo de faixa pintada no asfalto. Apenas em dois pontos há sinalização: uma travessia elevada, em frente a uma escola de ensino fundamental, e uma faixa de pedestres, no cruzamento com a Rua Alberico Flores Bueno.

continua após a publicidade

Segundo quem mora na região, a falta de sinalização ao longo da via tem gerado situações de risco a pedestres e motoristas da região. O aposentado Antônio Tadeu é presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bairro Alto. Ele conta que a situação é crítica nos pontos de declive. “Tem o cruzamento coma Rua Rio Jari, que é um perigo. Pois é o cume e que vem pela Avenida da Integração não tem visão. Como não há lombada ou qualquer outro tipo de redutor de velocidade, o cruzamento se torna perigoso”, afirma.
O morador Augustinho Fernandes conta que os acidentes de trânsito ao longo da Avenida da Integração têm ocorrido com frequência nos últimos meses. “Não tem lombada, não tem radar e o asfalto está novo. Com isso, os motoristas abusam e as colisões acontecem”, diz. “Só não ocorre mais acidentes por milagre”, conclui Tadeu.

Antônio Guedes, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto, explica que foram feitas diversas tentativas junto à prefeitura de Curitiba e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pela obra de revitalização da Avenida da Integração, para que a sinalização saísse do papel. “Em diversas reuniões na Regional do Boa Vista cobramos todos sobre essa sinalização, mas nada foi feito”, afirma.
Ainda segundo Guedes, a falta de sinalização na Avenida da Integração complica o trânsito na região nos horários de pico. “Chega no final da tarde, o trânsito aqui fica um caos. Com não tem placa de velocidade ou lombada, ninguém reduz para dar a vez ao motorista que quer entrar na avenida e a situação fica muito feia. Engarrafamentos que nunca vimos aqui, agora estão acontecendo”, ressalta.
Em dez dias

A Setran explicou que a sinalização do trecho não é de sua responsabilidade, mas que o contrato prevê que a pintura das faixas e colocação de placas indicativas será realizado pela empreiteira. Por meio da assessoria de imprensa, a Comec, responsável pela obra de revitalização da Avenida da Integração, informou que a empresa que fará a sinalização estava aguardando a finalização da implantação total do asfalto na via para iniciar os trabalhos. Segundo a Comec, toda a sinalização vertical e horizontal será colocada em dez dias.

continua após a publicidade