Educar pra crescer

Um grupo de pessoas solidárias que se reuniam para distribuir sopa para a população carente do Bairro Alto, na época em que a região nem tinha rede de esgoto, deu origem à Alvorecer Ação Social. A Organização Não-Governamental (ONG), sediada na rua Pedro Eloy de Souza, oferece oficinas e espaços de convivência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de profissionalização para que os jovens tenham mais condições de entrar no mercado de trabalho.

Crianças de 6 a 13 anos têm acesso a oficinas de informática, natureza, leitura e musicoterapia. E adolescentes de 14 até 18 anos incompletos, além das oficinas, participam de programas de aprendizagem que os preparam para trabalhar como assistentes administrativos em empresas parceiras. “Todas as aulas têm como pano de fundo os valores humanos, como ética, cidadania, respeito e amor ao próximo”, explica a coordenadora da ONG, Denise Sus Souza Lima.

Os atendidos pela Alvorecer chegam lá de duas maneiras: encaminhamento do Centro de Referência de Ação Social (CRAS) ou demanda espontânea. “Duas assistentes sociais e uma psicóloga fazem o diagnóstico da situação, e o trabalho não fica só na criança ou no adolescente. Buscamos aproximar as famílias, trazê-las para cá, reforçar os vínculos. É aí que faz a diferença”, diz Denise. Atualmente, são cerca de 30 crianças e 80 adolescentes, que têm atividades três vezes por semana.

Na ONG, além de estarem longe da rua e de situações de risco, os atendidos têm a chance de aprender, evoluir e ter sua visão expandida. “O desenvolvimento acontece de forma bem ampla. Muitos chegam aqui com um perfil quieto, tímido, retraído. Com o passar do tempo, conseguimos trabalhar isso”.

Jovens aprendizes

Foto: Giuliano Gomes.
Na ONG, além de estarem longe da rua e de situações de risco, os atendidos têm a chance de aprender, evoluir e ter sua visão expandida. Foto: Giuliano Gomes.

Através de convênios com 14 empresas parceiras, os adolescentes podem aprender um ofício, começar sua trajetória profissional e ainda ajudar no orçamento de casa. O estudante Rodrigo Hoalan, 15 anos,frequenta a ONG há quatro meses e acredita que a experiência é importante para seu futuro. “Estou achando muito bom, ajuda bem e prepara para o mercado de trabalho. Não vou errar tanto quando for para uma empresa”, comemora. Na Alvorecer, Rodrigo aprende o que faz um assistente administrativo, mas também forma novas amizades. “O retorno que recebemos das empresas é bem positivo, elas gostam muito do trabalho dos jovens. Muitos são efetivados quando fazem 18 anos”, conta a coordenadora.

Time de voluntários

Foto: Giuliano Gomes.
ONG conta com trabalho de 25 voluntários. Foto: Giuliano Gomes.

As atividades da ONG podem ser oferecidas graças ao trabalho de 25 voluntários, que ajudam na organização da despensa, no atendimento do bazar que vende roupas e sapatos, além de ministrar oficinas e cuidar da horta, onde as crianças têm aulas de natureza e plantam beterrabas, couves, chicórias e cenouras. A Alvorecer se mantém com a renda do bazar e com a verba repassada através dos convênios com empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor.

Serviço

Alvorecer Ação Social
Endereço: Rua Pedro Eloy de Souza, 1141
Fone: (41) 3367-8540.
Aberta de terça a quinta, das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Para fazer doações, se tornar um voluntário ou cadastrar sua família, basta procurar a ONG pelo endereço ou telefone.

Leia mais sobre Bairro Alto

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna