A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) não cumpriu a promessa de sinalizar até meados de janeiro o trecho da Avenida da Integração entre as ruas José de Oliveira Franco e Alberico Flores Bueno, no Bairro Alto. Dois meses depois do prazo estipulado, o atraso na conclusão da obra continua causando transtornos a moradores, comerciantes, motoristas e pedestres.
transtornos a moradores, comerciantes, motoristas e pedestres.
Para o comerciante José Negrini, a falta de sinalização atrapalha o trânsito e causa confusão já que ninguém sabe onde pode estacionar. “Essa rua é uma bagunça. Atrapalha o trânsito, o comércio e fica ruim para os pedestres”, conta.
A Avenida da Integração é uma via bastante movimentada e interliga vários bairros muito populosos, além de servir como desvio para fugir da BR-116. O trecho sem sinalização não chega a ser tão extenso, mas causa confusão suficiente para quem passa todo dia por lá. “Não tem sinalização muito menos fiscalização, aí as pessoas estacionam de qualquer jeito. Uma completa desorganização”, explica o comerciante José Divino Ribeiro.
Em nota, a Comec, responsável pela obra, afirma que o governo do Estado vem enfrentando dificuldades momentâneas em virtude da queda de arrecadação motivada pelo desaquecimento da economia nacional. “A parte de infraestrutura da obra, que inclui recapeamento, iluminação, drenagem e paisagismo de cerca de 5 km, já foi concluída. A sinalização (horizontal e vertical) corresponde a 2% da obra e será programada assim que orçamento do Estado for reaberto”.
Não é a primeira vez…
A confusão, no entanto, já é antiga. Quase no final de 2013 os moradores já haviam interditado um trecho da rua. “Tiraram o asfalto bom que tinha e deixaram no pó. E nós havíamos pago aquele asfalto. E depois dessa obra a gente tinha que conviver com poeira, lama e muito buraco. A gente reclamou e a prefeitura alegou que não poderia fazer nada porque a obra era do governo do Estado. O município até fez uns remendos, mas o transtorno continua até hoje”, relata Divino.
O projeto fazia parte da Via Radial de Integração, uma obra do PAC da Mobilidade para a Copa do Mundo. Na época a Comec informou que as obras atrasaram por causa da troca de comando na Secretaria da Fazenda, dificuldades no fluxo de caixa e alguns fornecedores que deixaram de receber seus pagamentos.