Edson: só não recicla quem não quer. Foto: Gerson Klaina

Em muitos casos, a lixeira ainda têm sido o destino mais comum para pilhas e baterias. Apesar da conscientização cada vez mais crescente sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, a falta de pontos de coleta mantém a conscientização abaixo do esperado. Pensando nisso, o dono de um pet shop do Bacacheri, Edson Rocha, teve a iniciativa de colocar à disposição da população um galão vazio de água mineral para depósito de pilhas e baterias usadas.

continua após a publicidade

A ideia surgiu em clima de férias, quando Edson descansava em seu apartamento em Balneário Camboriú. Lá no prédio havia um galão para reciclagem de pilhas usadas. O empresário adotou a ideia e já disseminou a prática pela região. “Quando um cliente viu o galão na frente da loja, ele disse que faria um cartaz para aparecer melhor. Ele me deu um cartaz e disse ainda que em outras lojas, as pessoas começaram a fazer igual”, conta.

O empresário conta que a atitude foi bem aceita por clientes e moradores. “Eu comecei ano passado apenas com um galão de cinco litros. Mas tive de colocar esse de vinte, pois eram muitas pilhas. Já estou no terceiro galão desde então”, diz o empresário.

Na hora de dar destino às pilhas e baterias, Edson conta com outra parceria com seus clientes. “Tem um rapaz, cliente antigo meu. Ele trabalha em uma fábrica que encaminha grandes volumes desse tipo de material para reciclagem”. O empresário pensa em ampliar a coleta para outros materiais. “Gostaria de contribuir mais, coletando até lâmpadas. Mas por enquanto, ficarei apenas com as pilhas. Mais pra frente, quem sabe”. Agora, ao menos no Bacacheri, Edson alerta que “só não recicla quem não quer!”.

continua após a publicidade

Serviço: Aviário Aquário, Avenida Monteiro Tourinho, 1010 – Bacacheri. Contato: 3257-0797.

Leia mais sobre Bacacheri

continua após a publicidade