Um terreno baldio está gerando dor de cabeça para a vizinhança da Rua Jairo Taborda de Camargo, no bairro Atuba. Segundo quem mora na região, a área está abandonada há quase 15 anos e durante esse período se tornou o ponto final para todo o tipo de lixo produzido na localidade. Além disso, o pedaço de terra se tornou passagem de moradores e até de carros.
Simone Aparecida de Carvalho mora próximo à Rua Jairo Taborda de Camargo. Ela diz que o terreno também tem servido como depósito de animais mortos. “Esses dias tinha um cachorro morto jogado aí. Sem contar que já vi vários ratos mortos jogados aqui”, afirma. Ela ainda conta que às vezes passa pelo terreno para cortar caminho e diz que o caminho já se tornou parte do dia a dia do bairro. “Todo mundo passa por aqui. Há anos está assim aberto e o pessoal sempre usou o terreno para passar”, diz.
A dona de casa Maria Rangel mora na região há 15 anos e é vizinha do terreno baldio. Ela conta que o mato e o lixo jogado no local geram mau cheiro e uma verdadeira infestação de insetos. “Hoje (ontem) mesmo meu marido teve que podar parte do mato do terreno que, de tão alto estava invadindo a nossa casa. Há também muito inseto. Vivo matando baratas e de noite a quantidade de mosquito é insuportável”, reclama.
Segundo a prefeitura de Curitiba, houve uma intervenção no terreno, pelo Distrito de Manutenção Urbana, em maio de 2013, quando houve limpeza do terreno e passeios e notificação ao proprietário. Em nova vistoria realizada no local, em 13 de março deste ano, a equipe encontrou o terreno e a calçada sujos. Segundo a administração municipal, o proprietário está sendo novamente notificado.