continua após a publicidade

Se a vida é uma passagem, para os usuários do Interbairros 2 pode ser uma passagem até bem divertida e uma oportunidade de mergulhar nesse meio de transporte tão curitibano. São quase 43 quilômetros de trajeto – em cada um dos sentidos–, que cruzam 25 bairros de Curitiba num percurso total de quase duas horas e meia. Tempo suficiente para ir até Joinville (SC), por exemplo, e ainda fazer uma pausa para o café no meio do caminho.

Leia mais: Humor dos passageiros do “Verdão” muda ao longo do dia

Para celebrar os 325 anos de Curitiba, a Tribuna do Paraná buscou conhecer mais a fundo o Interbairros 2, que hoje é um dos principais ícones urbanos da capital paranaense. Um pouco da história, dos fatos e das pessoas que fizeram e fazem essa linha de transporte apresentada nas próximas páginas deste caderno especial.

continua após a publicidade

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/24231/

 

continua após a publicidade

Não perca: Interbairros II é grande parceiro dos comerciantes ao longo do seu trajeto

São 60 mil usuários que, diariamente, misturam suas histórias às histórias do ônibus e às da própria Curitiba. Talvez o espaço mais democrático na cidade, com engravatados, estudantes e adolescentes ouvindo música no fone de ouvido, todos convivendo pacificamente, no mesmo ambiente.

A proposta do Interbairros 2 é que os passageiros circulem entre os cinco corredores de transporte da capital sem precisar passar pelo Centro da cidade. Ao longo do seu trajeto, o coletivo passa por diversos pontos de ônibus e por cinco terminais urbanos – Campina do Siqueira, Cabral, Capão da Imbuia, Hauer e Capão Raso –, onde o usuário pode fazer a conexão com qualquer outra linha sem precisar pagar uma nova tarifa.

Você sabia? Seu Ivando Campos: a história viva do Interbairros II

Segundo o gestor de Operação de Transporte Coletivo da Urbs, Ismael França, o Interbairros 2 é a maior linha coletiva de Curitiba e apresenta uma rotatividade muito alta de passageiros. Implantada em setembro de 1979, na primeira gestão de Jaime Lerner como prefeito, absorveu uma demanda tão alta ao longo do tempo que em 1991 – novamente com Lerner prefeito – foi criada a linha do Ligeirinho Inter 2, com maior velocidade média e com conexão em terminais e em outros pontos estratégicos ao longo do trajeto.

Para fazer todo o percurso no sentido horário (Campina do Siqueira/Cabral/Capão da Imbuia/Hauer e Capão Raso), o ônibus passa por 76 ruas da cidade, num total de 41,2 quilômetros. No sentido anti-horário, o trecho aumenta pouco mais de um quilômetro (42,7 quilômetros) e passa por cinco ruas a mais (81 ruas ao todo).

Leia também: “City tour” barato e com sotaque curitibano

Para quem se arrisca a fazer todo o percurso do Interbairros 2, é possível conhecer as “várias Curitibas” existentes dentro de uma só: casas simples e conjuntos habitacionais populares de um lado da cidade; mansões de outro. Entretanto, em alguns momentos, esses dois “estilos de viver” se fundem num único cenário, tão democrático quanto à convivência dos passageiros que circulam pelo coletivo.

*Reportagem: Daniele Blaskievicz

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/minoria-mulheres-cada-vez-mais-presentes/

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/interbairros-ii-e-familia-primos-levam-160-mil-passageiros-por-dia/

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/interbairros-2-vira-casa-de-festa/

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/paixao-por-onibus-une-busologos/

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/interbairros-ii-patrimonio-e-orgulho-curitibano/

 

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/interbairros-ii-e-grande-parceiro-dos-comerciantes-ao-longo-do-seu-trajeto/

 

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/humor-dos-passageiros-do-verdao-muda-ao-longo-do-dia/