O Interbairros 2 oferece aos seus passageiros uma variedade infinita de alternativas de comércio ao longo dos seus quase 43 quilômetros de trajeto dentro de Curitiba. É possível comprar praticamente de tudo ao longo do percurso: comida, roupas, produtos de beleza, flores e até carros de luxo, o que reforça o caráter democrático do ônibus. Para boa parte do comércio, o transporte serve como um impulsionador natural dos negócios.
O comerciante Neudir Piovezan, proprietário da Moda 10, afirma, sem medo, que o Interbairros 2 é o seu “principal veículo de comunicação” e responsável por boa parte das vendas realizadas na loja, localizada na Rua Desembargador Hugo Simas, no Pilarzinho.
Piovezan, que tem a loja no local há um ano, conta que ao longo da semana os passageiros ficam observando a mercadoria e as ofertas de dentro do ônibus. O resultado disso ele percebe aos sábados. “Mais da metade dos clientes chega aqui contando que viu algum produto, mas não podia vir porque estava no ônibus. Aí o jeito é voltar com calma no sábado”, destaca o comerciante, que diz ter clientes de diversos bairros de Curitiba e também de Almirante Tamandaré.
Do outro lado da cidade, o efeito é parecido. Na Giovana Modas, localizada na Avenida Brasília, no Novo Mundo, a dupla de vendedoras xarás, Teresinha Maluk e Terezinha da Silva, conta histórias semelhantes à do comerciante do Pilarzinho. Com a vantagem de estarem em uma região onde há várias agências bancárias, situação que as favorece ainda mais.
“Sempre tem movimento, que é bem maior em dias de pagamento. Aí os clientes chegam na loja, veem os produtos e comentam que vão ao banco receber para retornar e comprar”, comenta a Teresinha Maluk. Sua colega fala que a prova da importância do coletivo no movimento da loja são os dias de greve de ônibus, pois pouca gente aparece para comprar.
Na loja de variedades Carmo Iluminação, também na Avenida Brasília, a proprietária Jenifer Gottardi conta que é comum os passageiros descerem do Interbairros 2 e pararem na loja para comprar artigos de necessidade para casa. “Estou aqui há oito meses e já percebi que faz toda a diferença para nós”, explica.
Na loja de cosméticos Per Lei & Per Lui, na Rua Arthur Bernardes, no Santa Quitéria, as vendas para os usuários do transporte coletivo são principalmente de produtos como xampus, sabonete, esmalte, acetona, entre outros artigos de higiene pessoal. De acordo com a vendedora Vanessa Santos, as pessoas aproveitam o tempo em que estão aguardando a chegada do ônibus para comprar esses itens.
*Reportagem: Daniele Blaskievicz
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/humor-dos-passageiros-do-verdao-muda-ao-longo-do-dia/
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/seu-ivando-campos-historia-viva-do-interbairros-2/
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/interbairros-ii-e-familia-primos-levam-160-mil-passageiros-por-dia/
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/aniversario-de-curitiba-2018/interbairros-ii-e-grande-parceiro-dos-comerciantes-ao-longo-do-seu-trajeto/