Em fase final de implementação, mas já em funcionamento, a faixa exclusiva para ônibus da Rua XV de Novembro ainda gera confusão entre motoristas, motociclistas e pedestres que transitam diariamente pela via. Alguns carros e motos ainda andam livremente pelo novo modal, o que gera atrito com os condutores de ônibus.
A aposentada Neuza Carmem Kuss, que mora na região do Cristo Rei, é usuária da linha Tarumã e diariamente toma o ônibus no sentido Centro. Ela conta que muitos motoristas de carros estão utilizando a faixa exclusiva. “Tem placa avisando, faixa na pista, mas os carros não respeitam. É um absurdo”, define. Apesar disso, Dona Neuza confirma que a viagem ao Centro ficou mais ágil. “O ônibus vai mais rápido mesmo. Acredito que se ganha de cinco a dez minutos de viagem do ponto onde eu pego, perto da Avenida Nossa Senhora de Luz, até o Teatro Guaíra”, conta.
O motorista de ônibus Derli das Neves Paixão também aprovou, mas acha que os motoristas precisam respeitar mais a nova faixa exclusiva. “Ficou muito bom. A viagem que fazíamos em 25 minutos, se faz em 15 agora. Sem contar que não tem mais aquele estresse. Mas ainda tem muito carro desrespeitando. Como está no começo do novo sistema, a gente dá um desconto”, brinca.
Sinalização
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), a faixa exclusiva para ônibus da Rua XV de Novembro ainda não foi inteiramente entregue e por isso está realizando um período de adaptação. Até o final de junho, o novo modal será aberto oficialmente, mas até lá a pasta fará trabalhos de orientação no local. A Setran também informou que está conversando com a população que usa a via e entregando um folheto explicativo sobre as novas regras que passarão a vigorar na rua. De acordo com a secretaria, ainda falta sinalizar alguns trechos para que o modal seja oficialmente “inaugurado”.
Segundo a prefeitura de Curitiba, a faixa preferencial da Rua XV de Novembro é a primeira da capital. Implementada no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão, o novo modal vai beneficiar 53 mil passageiros transportados por 11 linhas do transporte coletivo. A faixa preferencial foi instalada na pista da direita da via. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), com o novo sistema, os ônibus deverão ter velocidade contínua, respeitando o limite de 50 km/h. Dessa forma, espera-se que as viagens serão feitas em menor tempo.
Mesmo com a faixa exclusiva implementada, será permitido que moradores e comerciantes tenham acesso para chegar a suas residências e locais de trabalho. Para as conversões à direita, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência -, para depois fazer a conversão à direita. Mas na manhã da última sexta-feira a reportagem flagrou vários condutores transitando pela pista exclusiva do transporte coletivo e seguindo reto, sem fazer conversão à direita.
https://www.youtube.com/watch?v=xcVjGRXRQag&
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