Alto Boqueirão

Jovens acrobatas

O Circo da Cidade oferece oficinas que ensinam às crianças e adolescentes a técnica das acrobacias que encantam tantos espectadores. Apesar da estrutura normalmente passar apenas dois anos em cada bairro, a receptividade no Alto Boqueirão foi tão grande que as atividades no local chegaram ao quarto ano consecutivo.

Neste período, mais de 2 mil crianças passaram pelos trapézios e malabares do circo. “Trabalhamos com o propósito de promover a cidadania utilizando as diferentes artes circenses. Toda semana realizamos aulas gratuitas com professores especialistas formados em educação física. Apesar do foco não ser a formação de artistas, e sim de cidadãos, já temos jovens que passaram por aqui que hoje atuam profissionalmente”, explica o coordenador do circo, Albanir de Quadros Moura.

Foto: Felipe Rosa.
Mais de 2 mil crianças já passaram pelos trapézios e malabares do circo. Foto: Felipe Rosa.

De acordo com Albanir, o principal objetivo é que durante as aulas os jovens absorvam também valores de vida. “Queremos que essas crianças tenham a opção de se envolver com algo e essas oficinas proporcionam melhora na saúde e na disciplina deles. Alguns chegam aqui tímidos e passam a se soltar, conversar mais. Formamos uma verdadeira família”, afirma.

Anualmente, são 150 horas de espetáculos e 550 horas de oficinas. Todas as segundas e quarta-feiras, o espaço reúne 60 jovens que se dedicam a aprender as difíceis técnicas. Durante os espetáculos, os alunos passam para a plateia e se juntam ao público. “Além das aulas, os espetáculos que contam com os profissionais são abertos ao público. Muitas escolas entram em contato para marcar visita. E aos sábados também realizamos apresentações com os alunos em que os pais são convidados a prestigiar os filhos”, conta.

Sucesso de público

Foto: Felipe Rosa.
Moradores da região gostaram tanto do resultado dos trabalhos que o circo vai ficar mais dois anos no bairro. Foto: Felipe Rosa.

Os moradores do bairro gostaram tanto do resultado dos trabalhos que o circo ficará mais dois anos acampado no bairro. “O itinerário do circo faz com que a cada dois anos ele troque de bairro. Mas no caso do Alto Boqueirão, devido ao sucesso na região, eles fizeram esse pedido para prorrogar esse tempo até 2016”, diz.

Com quatro anos de aulas, Laiane Avaresto, 16 anos, já realiza apresentações e pretende trabalhar com isso daqui para frente. “Conheci o circo através de uma amiga. Mas desde o começo me interessei muito e agora me dedico para que no futuro consiga me profissionalizar”, revela.

Lona famosa

O Circo da Cidade surgiu em Curitiba na década de 80, com o propósito de levar um pouco da cultura circense aos bairros. “Após uma tempestade que destruiu a lona da Família Queirolo, a prefeitura ajudou, comprando uma nova lona e emprestando até que eles se recuperassem. Quando isso ocorreu, a lona voltou para o município e deu início ao circo‘, lembra Albanir.

Serviço:
Circo da Cidade
Endereço: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão
Telefone: (41) 3287-5307

Leia mais sobre Alto Boqueirão.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504