“Adoro frequentar o centro porque as atividades são ótimas e aqui eu faço bons amigos. Tudo isso melhorou muito a minha vida social e meu convívio com outras pessoas”, conta Benedita dos Santos Vasconcelos, 70 anos, que já frequenta o Centro de Atividades para Idosos (Cati) do bairro Água Verde há três anos.
Assim como Benedita, as outras pessoas que frequentam o local também buscam um ambiente que proporcione maior interação social. “Nós fazemos um trabalho de caráter preventivo para evitar que esses idosos sofram problemas de isolamento social, negligência familiar ou outras situações de fragilidade”, explica a supervisora do Núcleo Regional Portão da Fundação de Ação Social (FAS), Marina Marson Correia. O objetivo de unidades como o Cati Água Verde é que eles encontrem um espaço para realizar atividades físicas, recreativas, de lazer e cognitivas, mas sempre com o foco voltado para aprimorar a convivência social.
Idosos acima de 60 anos e que se encaixam em situação de risco social e vulnerabilidade podem fazer o cadastro para participar dos grupos do Cati. As atividades disponíveis são variadas e algumas bastante disputadas, até com lista de espera. Os idosos podem participar de aulas de yoga, teatro, seresta, dança circular e de salão, além das oficinas de artesanato, oficinas da memória e pintura em tela.
“Estamos aqui desde 1998 e nosso objetivo é acolher os idosos através de trabalhos socioeducativos. Eles podem criar laços de amizade e pertencimento”, explica a responsável pelo Cati Água Verde, Rosidete Camargo Betinardi. É o exemplo de Derci Moura, 70 anos. Ela frequenta o centro há cerca de sete anos e participa de várias aulas, como de yoga e a oficina da memória. “Não pretendo sair daqui nunca mais”, conta.
Serviço
Cati (Centro de Atividades para Idosos) Água Verde
Avenida Água Verde, 1.320
Telefone: (41)3340-2180
Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 12h das 14 às 18h