Em nova visita dos Caçadores de Notícias ao Água Verde, mais moradores foram contemplados com as placas dos Amigos do Bairro. Entre eles, o jovem Felipe Coutinho Moroso, que afirmou que tenta convidar os amigos mais próximos para participar das atividades promovidas na região. “Os amigos de infância perguntam se eu ganho alguma coisa com isso. Eu explico certinho para eles que quanto mais gente participar, melhor. É uma causa social”. Mas ele admite que o interesse ainda é baixo.
Mesma situação vive outro personagem do bairro. Valério Weber é muito conhecido na região por participar de todas as ações e buscar sempre o bem coletivo. Valério diz que não desanima, não se estressa, mas não vê grandes resultados. “É algo que me faz sentir melhor. A ideia é criar multiplicadores, mas não é assim que funciona”, explica, enquanto mostra um dos cadernos em que anota nomes, telefones e os detalhes das ligações que costuma realizar para solicitar um serviço ou fazer uma reclamação em órgãos públicos.
Valério é enfático ao afirmar que o erro está em combater a consequência dos problemas, quando o certo é atacar a causa. “Por que existe lixo jogado na rua, nos rios ou em outros locais? Porque é uma questão de educação. Educação começa dentro de casa, na mesa no momento da refeição”.
A estudante Camila Cristina Moscibrocki também recebeu sua placa e comentou sobre o aspecto positivo da campanha. “A partir do momento que a comunidade se une para fazer um trabalho conjunto, quanto mais pessoas trabalham juntas, maior é o efeito”. A jovem também destacou o crescimento da participação dos moradores. “Aumentou o número de pessoas nas reuniões e eventos realizados, até quem não é do bairro tem participado”. Além deles, também receberam as placas Celeste Guther Serpe e Thiago de Souza Goldbaum Santos.
Ideias replicadas
Em visita à redação da Tribuna, o designer industrial Edu Olavo Jr., presidente da Associação de Desenvolvimento Empresarial e Comunitário do Bairro Água Verde (Adecoav), também recebeu sua placa com os dizeres “Eu sou amigo do bairro”. Ele aproveitou a ocasião para agradecer a parceria e cooperação do jornal através do “Nosso Bairro, Nossa Casa”. “É um projeto muito integrador porque levanta algumas ações positivas que estão sendo feitas pelos bairros. São ações que outras pessoas acabam conhecendo e podem replicar em seus bairros, fomentando assim uma cidade melhor”, avalia. Para Edu, o trabalho da Tribuna é relevante no sentido de comunicar essas ações e disseminá-las para que possam ser conhecidas. Com a campanha, o designer percebeu que existe um “quadro crescente de solidariedade, já que as pessoas estão aprendendo e vendo que isso é positivo para melhorar a vida de todo mundo”.
Olavo Pesch