Workshop discute bem-estar e depressão

 – Psiquiatra curitibano garante que bem-estar é um estado interno que pode ser alcançado a partir de emoções positivas e realistas e propõe busca da mudança

O médico psiquiatra Glaucio Alves ministra no próximo dia 15 de agosto, sábado, das 9 horas às 12h30, no Encontro da Amazônia, em Curitiba, o workshop Bem-Estar e Depressão – A Essência da Mudança. Segundo o médico, tanto o bem-estar, quanto a depressão são estados internos que podem ser alterados com as mudanças de padrão. “Emoções positivas e realistas contribuem para a busca de um padrão de bem-estar, que é o oposto da depressão”, explica.  

Com mais de 30 anos de experiência em consultório e diversos cursos, o psiquiatra  assegura que a função da depressão é preparar o ser humano para o luto, a perda. “Porém, esta preparação deve ser um recolhimento para que a pessoa reinvista a sua energia em outra coisa”, alerta.  Alves ensina que todas as emoções são inteligentes e devem nos sinalizar algo. O problema está quando esta emoção torna-se disfuncional.

Segundo ele,  assim como a ansiedade prepara para enfrentar o perigo, a depressão tem por finalidade a elaboração do luto saudável . “O percurso correto seria tirar o melhor daquilo para elaborar a tristeza e reinvestir a energia em novas metas”, diz.

Nem sempre é assim que as coisas acontecem. Estima-se que 20% das pessoas sofrem com depressão, segundo o médico.  Para estas pessoas, nas quais a depressão está sendo disfuncional, é fundamental buscar a mudança do padrão para encontrar o equilíbrio e o bem-estar. 

Sobre Dr Glaucio Alves

O psiquiatra Glaucio Alves é doutor pela Universidade de Genebra e defendeu uma tese sobre estresse, além de ter formação em terapia familiar sistêmica, psicodrama, programação neurolinguística e terapia cognitivo-comportamental. Ele tem mais de 35 anos de estudos sobre a mente e as emoções das pessoas nos processos de mudança individual. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo email bruna@anacamargo.com.br ou pelo telefone 41 3026 0241.

Serviço:

Workshop Bem-estar e Depressão – A Essência da Mudança

Local:  Encontro da Amazônia (Rua Nilo Peçanha, 1.907 – Bom Retiro)

Data: 15 de agosto de 2015 (sábado)

Horário: das 9 horas às 12h30

Investimento: R$ 170,00 por pessoa

Küster Machado expande parceria com a AHK

O Küster Machado Advogados Associados é o mais novo afiliado da filial paranaense da AHK Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha. A entidade tem como objetivo atrair investimentos para a região, ampliar o comércio bilateral e fortalecer negócios entre empresas alemãs e brasileiras. O Küster Machado tem ampla atuação nas áreas de direito empresarial internacional, securitário, marítimo e tributário. O escritório já era associado à AHK em Santa Catarina e, com a nova filiação, amplia suas relações com a Alemanha. As atividades rotineiras da AHK incluem a intermediação de contatos, pesquisas de parceiros de negócios e cursos de qualificação e desenvolvimento profissional.

Thays Beleze volta à tela da RPC e estreia novo quadro

Aos paranaenses saudosos, uma boa notícia: Thays Beleze está de volta à tela da RPC e com novidades. Há 15 anos na emissora, a jornalista inicia uma nova fase na comunicação com o quadro “VC no Mundo”, que estreia na próxima segunda-feira (10/08) com a proposta de contar histórias de pessoas que transformam suas vidas. O programa será transmitido três vezes por semana no Bom Dia Paraná, mig,rando também para o Paraná TV, portal G1 e redes sociais.

Thays conta que a iniciativa surgiu de um desejo antigo de reinventar a sua atuação profissional: “Já há algum tempo que sinto vontade de fazer algo diferente dentro do jornalismo. Depois da minha segunda gravidez percebi que tudo estava mudando dentro de mim e que eu precisava mudar o meu trabalho também. Porque, pra mim, lado pessoal e profissional andam juntos, têm conexão”.

Motivada por um grande desejo de oferecer um respiro aos paranaenses – imersos em notícias de crise, corrupção e problemas sociais – o “VC no Mundo” propõe buscar olhares diferenciados, engajados no futuro e comprometidos com mudanças reais. “Eu estava muito acostumada a levar informações pesadas ao telespectador. Informações que são muito importantes, que devem ser discutidas, divulgadas, que são essenciais para se pensar o mundo de hoje, mas que não devem negligenciar os aspectos bons. Então surgiu uma vontade de também salientar coisas boas, de levar leveza e esperança às pessoas”, afirma a jornalista.

Sobre o “VC no Mundo”

Thays explica que o quadro trará um viés mais otimista e positivo para o cotidiano paranaense: “O quadro se dedica a pessoas que pensam o futuro, pessoas que vão em frente e inovam independentemente do cenário em que vivem. Temos a história de um casal de professores que está fazendo uma viagem de volta ao mundo. O plano inicial era viajar daqui a dois anos, mas por conta de um sério problema de saúde, somaram esforços e anteciparam a viagem”.

A ideia é enaltecer o poder de transformação individual, inspirar e motivar pessoas a modificarem suas realidades, apresentando exemplos de gente que já está ocupando e melhorando o seu lugar no mundo, como conta Thays: “O programa quer passar que é possível transformar cenários através da nossa vontade própria. Nós propomos que as pessoas assumam a gestão de suas vidas, não esperem uma transformação a partir de outras pessoas, empresas ou governantes. Queremos demonstrar que o bem comum pode ser conquistado individualmente. É claro que é preciso exigir que os ambientes sejam melhores, cobrar mudanças efetivas, mas a gente também tem que exigir a nossa própria mudança, também temos que nos tornar pessoas melhores”.

 Em clima de confiança e prosperidade, o quadro apresentará e debaterá narrativas pessoais, partindo de pessoas com uma boa história para contar a rodas de discussões com profissionais de diversas áreas. “Durante o processo de pesquisa para a realização deste projeto eu achei muitas pessoas com características inovadoras, que são protagonistas de suas vidas. Que não esperam que os outros façam por elas, ao contrário, elas próprias vão fazendo. Essas pessoas focam, tem um propósito e querem deixar um legado pro mundo. E é isso que queremos demonstrar, transmitir e discutir”, finaliza Thays.

Sobre a RPC:

A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.