Vizinhos de Útero promove reencontro de gêmeos desaparecidos

O assunto sobre gêmeos sempre exerceu fascínio na humanidade e tem chamado bastante atenção. O tema é abordado desde a história bíblica, com a competição entre os gêmeos Jacó e Esaú, passando por Shakespeare em A Comédia dos Erros e até em filmes, seriados e novelas, como Rute e Raquel em Mulheres de Areia ou Phoebe e Ursula do seriado americano Friends. Para os cientistas, os gêmeos representam uma possibilidade de explicar mistérios da natureza, já que eles dividem o mesmo DNA. O tema também é abrangente: há gêmeos univitelinos (idênticos), os bivitelinos (fraternos), os xifópagos ou siameses (que nascem unidos por alguma parte do corpo), os parasitas (quando um dos gêmeos não se desenvolve e se “aloja” no irmão) e os gêmeos sobreviventes (termo usado para aquele que perdeu o irmão ainda no útero ou logo após o nascimento). Essas e outras informações são possíveis de encontrar no site Vizinhos de Útero (www.vizinhosdeutero.com.br), o primeiro e único voltado para os gêmeos adultos no Brasil.

O site Vizinhos de Útero foi criado em março de 2010 pela paulistana Jemima Pompeu, de 42 anos, gêmea bivitelina. A autora criou o site na intenção de conhecer outras histórias e assim compreender melhor a própria relação com sua irmã gêmea, que vive no exterior com o marido e duas filhas. “Pesquisei muito sobre o assunto, mas só encontrava sites dedicados à gravidez e criação de gêmeos ou sites técnicos. Buscava mesmo saber como é o relacionamento dos gêmeos quando chegam à fase adulta”, disse Jemima. Ela ainda explica sobre a escolha do nome do site – Vizinhos de Útero – “é como sempre chamei minha irmã”.

Há dois anos pesquisando o assunto para o site Vizinhos de Útero, a autora Jemima encontrou muito mais do que respostas para suas dúvidas internas. Se for esperado que gêmeos adultos mantenham a conexão forte da infância, a autora afirma que nem todos crescem com esta necessidade. Porém, os casos de extrema cumplicidade na fase adulta também surpreendem. “Há casos de irmãos que optaram por não constituir família e sim, por morar e trabalhar juntos, já que a distância é insuportável para alguns”, relata Jemima. A verdade é que independente da intensidade, o site Vizinhos de Útero evidencia que sempre há uma forte ligação entre gêmeos, além do mero elo fraternal.

Descobrindo mais sobre essas conexões especiais, a autora do Vizinhos de Útero se deparou com casos complexos, como dos gêmeos sobreviventes. Muitos estudos indicam que a memória intra-uterina imprime no gêmeo sobrevivente um profundo efeito psicológico. A sensação de perda e de vazio é fortemente sentida por eles durante toda a vida. “Recebo vários relatos de leitores, alguns anônimos, que só querem desabafar com alguém que pode entender este sentimento. Alguns chegam a sofrer de depressão, outros são muito carentes”, comenta a autora. Mas há casos de famosos que encontraram no sucesso uma forma de suprir este vazio, como Elvis Presley e Justin Timberlake, gêmeos sobreviventes mencionados no Vizinhos de Útero.

A autora do Vizinhos de Útero, Jemima Pompeu, vibra ainda mais quando seu site contribui para o reencontro de gêmeos desaparecidos. Antes da nova lei de adoção de Agosto de 2009 (nº 12.010), que não permite que irmãos sejam adotados separadamente no Brasil, muitos gêmeos foram adotados por famílias diferentes. Alguns desses sabem que nasceram gêmeos, mas não sabem onde estão seus irmãos. “Tenho o desejo sincero que o site seja a ponte para aqueles que procuram seu gêmeo” diz Jemima, que criou a seção “Gêmeos Desaparecidos” no Vizinhos de Útero para divulgar a busca e promover a possibilidade do reencontro.

Nesses dois anos de existência, Jemima comemora muito mais. O Vizinhos de Útero tem 60 mil acessos em média, por mês – bastante significativo para um assunto tão específico, resultando em um público bem seleto. Seus leitores (gêmeos, familiares e curiosos do Brasil, Estados Unidos e Portugal) nã,o só apreciam o conteúdo inédito diário (já são mais de 1500 posts), mas muitos participam com dicas, informações e depoimentos. Além da própria história, a autora do site Vizinhos de Útero ainda relata histórias de gêmeos famosos, dicas culturais, curiosidades e reprodução de artigos e notícias do mundo todo. O fascinante conteúdo, relatado de forma objetiva e simples, cria empatia e identificação de seus leitores. Como o tema sobre gêmeos é importante sob o ponto de vista social, científico e psicológico, o Vizinhos de Útero também é referência no assunto.

O Vizinhos de Útero também defende que a informação sobre a gemelaridade seja incluída em documentos pessoais dos gêmeos brasileiros (como RG e passaporte). Tal inclusão facilitaria a vida do cidadão gêmeo para provar sua identidade individual – evitando constrangimentos legais e até prejuízos morais, principalmente aos fisicamente idênticos. Também é defendido que os gêmeos sejam incluídos nas estatísticas do censo nacional, pois os dados podem beneficiar pesquisas nas áreas da ciência social, biologia e reprodução humana.
A conclusão da autora Jemima Pompeu, depois de dois anos de pesquisa para o site Vizinhos de Útero é que os gêmeos não gostam de comparações e nem da interferência de terceiros, já que a relação entre gêmeos tem sua dinâmica e linguagem própria. Mas também celebra o fato de gêmeos desfrutarem da cumplicidade de um amigo intrínseco para a vida toda. “Nós gêmeos, somos indivíduos duais e pronto!” finaliza Jemima.