Projeto dos irmãos Teixeira transformou a adorável casa de avó no Restaurante Doce de Cidra que completa um ano desde sua abertura

continua após a publicidade

Entre os altos prédios e uma movimentada avenida no tradicional bairro Água Verde, em Curitiba, são os lambrequins e as paredes nas cores azul e branco de uma casa de madeira que chama a atenção de quem passa por ali. Há um ano, a casa da família Teixeira passou a receber o público de uma maneira diferente: o Doce de Cidra é a opção de restaurante para comidas saudáveis e que relembram o tempo das avós.

Projetado pelos irmãos Letícia e Leandro Teixeira, logo após o falecimento da avó, D. Anna Luiza, a sala de estar passou a ser o salão que recebe diariamente as quase cem pessoas para um delicioso buffet por quilo. “Assim como nossa avó nos ensinou, procuramos fazer de uma charmosa casa de madeira, um espaço para cultivar e manter viva a memória de nossa família e também proporcionar bons momentos à tantas outras”, afirma a neta e sócia, Letícia.

continua após a publicidade

Logo quem entra pela grande porta de madeira com trinco de ferro, já observa as fotografias da família espalhadas pela casa e percebe o calor do fogão à lenha que aquece todo o ambiente durante os dias mais frios. No buffet, as opções variam todos os dias entre três ofertas de carne, tortas, quiches, pratos quentes e as mais de dez opções de salada. As sobremesas são uma delícia à parte e relembram os tempos da infância: pudim de leite, tortas de limão, cheesecake com calda de goiabada, entre outras.

Aos sábados uma deliciosa feijoada em três opções – completa, tradicional e vegetariana – encanta a todos e juntamente com música ao vivo, a casa muitas vezes necessita de reservas antecipadas. O Doce de Cidra também recebe reservas para casamentos, aniversários e outras ocasiões especiais. “Assim como as avós que pensam em tudo para todos os netos, no Doce de Cidra temos opções para agradar todos os gostos, sejam aqueles que escolhem pelo cardápio mais elaborado e completo ou simplesmente optam por um delicioso café colonial para celebrar os momentos especiais”, declara o sócio e também músico Leandro Teixeira. 

Uma vó para todos

continua após a publicidade

Praticamente uma personalidade curitibana, não é difícil encontrar alguém que chegue ao restaurante contando um caso com a D. Anna Luiza, conhecida como D. Nenê.  “Ela era muito querida por todos. Assim como nossa avó nos ensinou, buscamos fazer o melhor sempre, atendendo a todos com muito carinho e dedicação. Ouvir o cada um têm a dizer é como manter viva a presença dela”, afirma Letícia.

A casa também passou a ser um espaço cultural na cidade, pois recebe exposições de diversas obras e telas. “Já passaram pelo Doce de Cidra exposições como “Caras de Carnaval” de Julio Garrido, sobre o pré-carnaval do Garibaldis e Sacis e ‘Croquis Urbanos’. Aos interessados em expor é só entrar em contato conosco em horário comercial, de segunda a sexta-feira pelo (41) 3408-1828”.

Indicação da Revista Veja

Em dois meses desde sua abertura ao público, o restaurante já era indicação ao Prêmio Comer e Beber, da Revista Veja. “Passamos por mudanças em nosso cardápio até chegar ao modelo atual. Hoje conseguimos proporcionar melhor conforto, saúde e boas lembranças àqueles que nos escolhem fazer do almoço, o seu momento mais importante do dia”, finaliza Leandro.

(Fonte: Aline Vonsovicz/Assessoria de Imprensa)

Serviço:
Doce de Cidra
Rua Cândido Xavier, 521 – Água Verde – Curitiba – Paraná
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 11h30 às 14h30 e aos Sábados até às 15h
Aceita res,ervas para eventos
Estacionamento conveniado
(41) 3408-1828 ou docedecidra@gmail.com
www.facebook.com/docedecidra

Experiência e sofisticação aliadas à modernidade

Bagagem acumulada ao longo de 18 anos de mercado é o diferencial da Carla Kiss Arquitetura, que inclui as últimas tendências nos projetos

Todo projeto precisa ter começo, meio e fim, seja ele de uma residência, comércio ou indústria. Para que uma construção ou decoração de interiores seja executada da melhor maneira possível, o projeto deve ser pensado minunciosamente, com o intuito de trazer sempre o melhor resultado final para cada tipo de cliente. O cuidado com todos os detalhes é o que faz cada projeto da Carla Kiss Arquitetura ser único. A arquiteta tem um estilo próprio, utilizando linhas retas e cores puras com um toque de luxo e sofisticação, conceito que vem sendo desenvolvido ao longo dos 18 anos de profissão. “Sinto que, apesar da minha experiência, estou sempre aprendendo, me atualizando sobre as últimas tendências e buscando referências internacionais para inserir nos meus projetos mais contemporâneos”, comenta Carla Kiss.

Curitibana nata, Carla derruba todos os estereótipos e se mostra uma pessoa simpática e uma profissional acessível. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Paisagismo pela mesma instituição, Carla é apaixonada pelo o que faz. A vocação vem de berço, pois sua família trabalha com arquitetura desde quando ela era criança. Com foco em arquitetura de interiores, projetos arquitetônicos, decoração e paisagismo, no setor residencial e nas áreas comercial e industrial, a empresa já está no mercado desde 2007. Sua área de atuação inclui, além de Curitiba, estados vizinhos como Santa Catarina e São Paulo.

O escritório possui um showroom com ambientação, onde os clientes possam se sentir à vontade e consigam expressar suas ideias e necessidades em uma conversa descontraída com a própria arquiteta. “Acredito que o atendimento personalizado, com uma boa comunicação entre o profissional e o cliente, é a chave para o sucesso de qualquer projeto. Dessa forma, é possível pensar em uma proposta tradicional e moderna ao mesmo tempo e ainda deixar o cliente satisfeito, com uma obra concretizada exatamente do jeito que ele sempre sonhou”, finaliza Carla.

O escritório Carla Kiss Arquitetura está localizado na rua Itupava, 176, cj. 01, no bairro Alto da XV, em Curitiba (PR). O atendimento funciona com horário marcado, de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h, e na sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Jair Mendes expõe Novos Desenhos no Museu Guido Viaro

O Museu Guido Viaro abre nesta quinta-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, a exposição Novos Desenhos do artista Vicente Jair Mendes. A mostra com 32 desenhos feitos entre 2014 e 2015 e outros 20 desenhos produzidos em 1981 para o filme “Cerco da Lapa”, de Valêncio Xavier.

        Com uma longa carreira artística, Jair, como é conhecido, tem uma obra consistente, com extremo vigor nas formas e traços.  Com mais de 30 exposições individuais em Curitiba e uma centena realizadas em outras cidades do Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, França, fez estágios no Centro Georges Pompideau, em Paris, e na Academia de Brera, em Milão, em 1980.

        Para o crítico português Rodrigues Vaz, a pintura de Jair emociona.  “Estas obras rigorosas, às vezes de forma maciça e pesadas, quase herméticas, são interessante lição esotérica, acabando por nos deixar em profundo sentimento de poder e de rigor interior”, disse.

        Sobre, a exposição Carmela e o Lobisomen, Valêncio Xavier escreveu:  “A bem sucedida via-sacra de um amor bem sucedido por um pintor que, no apogeu da juventude de sua arte, pode se dar ao luxo de jogar nas telas toda a liberdade de seu pensamento. E não é isso que exigimos de um artista, que ponha em sua obra toda a liberdade do pensar e do sentir?”

        O professor e crítico Fernando Bini lembra que Jair Mendes sempre se recusou a aderir a abstração informal, certamente não por comodismo de estar integrado nas correntes figurativas, mas por sua ideologia em relação ao seu próprio trabalho plástico. Já Nilza Procopiack ressalta que tanto no desenho como na pintura de Jair Mendes se fazem presentes os três requisitos básicos de um verdadeiro artista; o conhecimento da história da arte e do uso histórico dos materiais e o domínio no uso destes mesmos materiais.

        A exposição Novos Desenhos estará aberta ao público até o dia 27 de junho de 2015, com visitas de terça-feira a sábado das 14 às 18 horas. A entrada é franca. O Museu Guido Viaro fica na Rua XV de Novembro, 1348, em frente à reitoria da UFPR. 

1º Circuito de Sanduíches

Se depender dos participantes do 1º Circuito de Sanduíches não vai ser por falta de grana que os curitibanos vão deixar de conhecer lugares novos e provar sanduíches exclusivos a partir de R$ 10,90. O Circuito acontece de 11 a 27 de junho e promete movimentar Curitiba! Ao todo são 44 bares, cafés, lanchonetes, sanduicherias, dentre outros, que estão oferecendo em seus cardápios sanduíches com carne, hambúrguer, queijos como cheddar, queijo alemão, cebola grelhada, tomate grelhado, barreado, lingüiça, mignon, salmão, costelinha de porco, costela, rosbife, falafel… A lista é imensa e você pode conferi-la na íntegra, juntamente com as fotos no link do Curitiba Honesta:

http://www.curitibahonesta.com/1o-circuito-dos-sanduiches-de-curitiba/

Patrocínio: O 1º Circuito de Sanduíches tem o patrocínio da Eisenbahn e da Itubaína Retrô e com o apoio da Joven Pan, Grafset e do Four Points Sheraton.