Seminário discute audiovisual e educação na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba sedia, de 27 a 30 de junho, o 1º Seminário Audiovisual e Educação, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Aliança Francesa. O evento conta com a participação do crítico, ensaísta e professor de cinema francês Alain Bergala, que pela primeira vez vem a Curitiba e será responsável pela palestra de abertura do evento, às 19h desta quarta-feira (27), com tradução simultânea.

Tendo como proposta discutir as relações entreeducação eaudiovisual (cinema, vídeo e televisão), o seminário oferece mesas-redondas com especialistasque trabalham nessa área, completando-se com a exibição de filmes e vídeos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na Cinemateca, limitadas à lotação da sala, que é de 104 lugares. Os participantes receberão certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná.

A presença de Alain Bergala, que foi editor-chefe da revista Cahiers du Cinéma, mostra a importância do seminário. Bergala leciona na Universidade Paris III e é autor de vários estudos sobre o cinema, entre eles “A Hipótese-cinema”, publicado na coleção dos Cahiers du Cinema, no qual trata das relações entre cinema e educação.

A relação de debatedores inclui os nomes de Ana Dillon, responsável pelo Projeto Imagens em Movimento, no Rio de Janeiro; Glaucia da Silva Brito, professora de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná; Aldemara Pereira de Melo, coordenadora da TV Paulo Freire; Paulo Vítola, diretor-presidente da TV e-Paraná; Maria Angélica dos Santos, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual, em Porto Alegre (RS); e Juliana Sanson, integrante do Projeto Olho Vivo, em Curitiba.

Ao lado de produções francesas de renomados diretores, serão exibidos filmes e vídeos paranaenses, resultantes de oficinas com crianças e adolescentes participantes do Projeto Olho Vivo e do Projeto Experiência do Olhar, desenvolvido por alunos da Faculdade de Artes do Paraná, dentro do Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR). Também serão mostrados os trabalhos de alunos das oficinas realizadas no Festival de Cinema da Lapa 2012.

Serviço:

1º Seminário Audiovisual e Educação

De 27 a 30 de junho de 2012

Inscrições antecipadas na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco), das 9h às 12h e das 14h às 17h30, limitadas à lotação da sala (104 lugares).

Certificação pela Universidade Federal do Paraná

Clique aqui: programacao_completa.pdf

A Arte e o Design podem ajudar os negócios?

Na próxima quinta-feira (28/06) o arquiteto, urbanista, designer de joias e diretor da Sorttie Soluções Criativas Sérgio Póvoa Pires profere a palestra “Podem a Arte e o Design ajudar os Negócios?” a convite da presidência do Conselho Regional de Administração na sede do CRA-PR.

Este ano o Brasil exportou cerca de US$7,5 bilhões em produtos e serviços criativos de acordo com o Relatório de Economia Criativa 2010 da UNCTAD/ONU. No mix de palestra e café da manhã, Pires expõe conceitos típicos da economia criativa, como privilegiar o talento e a capacidade intelectual para gerar valor, além de mostrar cases de sucesso de artistas que transformaram suas paixões em obras de Arte, Design e Negócios, como os Irmãos Campana, Vik Muniz e o produtor de vinho Barão Nathaniel Rothschild, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 pelo telefone 3311-5554 ou e-mail eventos@cra-pr.org.br.

Serviço:

Café com palestra “Podem a Arte e o Design ajudar os Negócios?”

Data: 28 de Junho de 2012

Horário: Das 7:45 às 9:30h.

Local: CRA-Pr – Rua Coronel Dulcídio, 1565, Água Verde

Mais informações:

http://www.cra-pr.org.br/eventos/2012/cafe%20palestra/cafe%20palestra_28062012.html