“Otello”, obra-prima de Verdi, ganhará as telas dos cinemas UCI no próximo dia 27 (sábado), às 14h55 (horário de Brasília). Inspirada na tragédia de Shakespeare, a ópera clássica retorna à temporada do Metropolitan Opera House, e será transmitida ao vivo e em alta definição em dez cinemas da rede, direto de Nova York. Interpretada pela primeira vez em 1887, o espetáculo, dividido em quatro atos, conta com o tenor Johan Botha como protagonista. Ao lado dele está a aclamada estrela soprano Renée Fleming, como Desdemona. A condução fica com o maestro russo Semyon  Bychkov.

continua após a publicidade

Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) e poderão ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas e nos terminais de autoatendimento. Os bilhetes também podem ser comprados no site da rede: http://www.ucicinemas.com.br/met-opera/. Em Curitiba, as sessões acontecem no UCI Estação e no UCI Palladium.

As próximas óperas da temporada serão “A Tempestade” no dia 10 de novembro, baseada na obra homônima de William Shakespeare e “A Clemência de Tito”, no dia 01 de dezembro, a última obra composta por Mozart.

SOBRE A UCI

continua após a publicidade

Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda), há 14 anos no Brasil, possui 16 complexos espalhados pelas principais cidades do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Juiz de Fora, totalizando 153 salas. A rede é responsável pelo maior cinema do Brasil, o UCI NYCC, localizado no Rio de Janeiro e responsável pelo maior número de público do país desde sua inauguração. Em 2011, manteve sua liderança atraindo cerca de 1 milhão e 800 mil espectadores.

Serviço:

continua após a publicidade

Data: 27 de outubro de 2012 (sábado)

Horário: 14h55 (horário de Brasília

Duração: 3h27 (intervalo incluso)

Classificação: 14 anos

Idioma: italiano

UCI Estação – Sala 5

Rua Sete de Setembro, 2775/ loja C-01

Rebouças – Curitiba – Paraná

CEP: 80230-010

UCI Palladium – Sala 04

Av. Presidente Kennedy, 4121/ Loja 4001

Portão – Curitiba – Paraná

CEP: 80610-905

Filmes produzidos por pós-graduandos da FAP estreiam na Cinemateca

Produzidos de forma coletiva, os dois curtas-metragens produzidos pelos formandos da atual turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção da FAP (Faculdade de Artes do Paraná), chegam à tela de cinema, neste sábado, 27 de outubro, às 16h, na Cinemateca de Curitiba, em sessão dupla.

A turma, formada por 37 alunos, se dividiu em duas equipes, cada uma responsável por um dos curtas, sendo um documentário e outro de ficção, cujos roteiros foram apresentados pelos próprios pós-graduandos e escolhidos por votação entre eles. Antes de iniciar a produção, ambas as equipes tiveram a Consultoria de Produção do cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda (diretor de Leila Diniz, Viva Sapato! e For All – Trampolim para a Vitória).

O documentário Cidade Sorriso (escrito por Caê Kokubo, com direção conjunta dele e de Rodrigo Cavalheiro) apresenta quatro personagens que utilizam dos meios de transporte de uma cidade grande. Todos eles têm sua opinião sobre os problemas de mobilidade urbana atuais. Mas um deles é um ator, o que não significa que o que ele diga não seja verdade. Porém, o filme não revela quem é este ator.

A história de ficção Os Ladrões de Coração (roteiro de William Biagioli, com direção conjunta dele e de Paulo Roberto da Silva e Marcos Trindade) trata de assuntos como amizade e música por meio d,o personagem Miguel (Jonathan Mello), o mais antigo funcionário de uma grande empresa, que é demitido durante uma fase de reformulação da companhia. Diante do tempo que tem livre, e da sensação de rejeição que sente em casa, decide revistar seu passado. É lá que ele encontra recordações do tempo em que era vocalista da banda Os Ladrões de Coração. Ele decide entrar em contato com seus antigos companheiros de banda, mas acaba descobrindo fatos que irão mudar definitivamente seu rumo.

Os Ladrões de Coração foi um dos últimos trabalhos da atriz Therezinha Alves Postui, que faleceu no início deste mês, sem poder assistir ao filme finalizado. A exibição será, além de uma estreia, uma forma de homenagear a atriz, que deixou sua marca neste e muitos outros filmes paranaenses, além de espetáculos teatrais e campanhas publicitárias.

Os dois filmes foram produções coletivas em todos os sentidos, realizados com o esforço de alunos que se conheceram na própria pós-graduação. O curso disponibilizou equipamentos e equipe técnica (câmera, maquinaria, elétrica, som direto, montagem e desenho de som), enquanto os alunos buscaram tudo mais que seria necessário para se produzir um filme, como locações, objetos de cena, elenco e um mínimo de recursos financeiros (levantados com vendas de rifas) para cobrir despesas de produção.

Serviço:

Lançamento dos filmes Cidade Sorriso e Os Ladrões de Coração, produzidos por alunos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção da FAP – Faculdade de Artes do Paraná.

Local: Local: Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti 1174).

Data: 27 de outubro (sábado).

Horário: 16h.

Ingressos: entrada franca.

Classificação Indicativa: livre.

Telefone para informações: (41) 3321-3310.

Homenagem inédita à Gibiteca marca a programação da Gibicon

Dia 15 de outubro a Gibiteca de Curitiba fez 30 anos e a Gibicon, evento de quadrinhos em Curitiba que teve sua edição-teste no ano passado, anunciou que em sua extensa programação um dos focos será a comemoração da data. Além da exposição Tesouros da Grafipar, antiga Editora Paranense de Quadrinhos, que operou entre os anos 70 e 80 e influenciou gerações de autores, culminando no cenário que inspirou a criação da Gibiteca de Curitiba, será lançado o projeto Gibiteca.Doc.

Trata-se de uma iniciativa inédita que engloba um livro (em formato HQ) e um documentário que contam a história do espaço por meio de cartazes comemorativos, depoimentos, fotos de eventos, edições raras e lugares que a Gibiteca já ocupou na cidade. O livro possui 60 paginas e foi escrito por Key Imaguire, arquiteto e idealizador da Gibiteca. Já o filme, um curta-metragem de 35 minutos, foi realizado pelo diretor e amante de quadrinhos Nira Oliveira, com apoio de Key.

Ambos mostram que além de ser a primeira biblioteca especializada no gênero HQ a ser aberta no país, ao longo de quase três décadas a Gibiteca consolidou seu nome e formou toda uma geração de profissionais por meio de cursos, oficinas e workshops. Concomitantemente, criou um acervo considerado como um dos mais importantes do Brasil, o que colocou em destaque o nome desse espaço pertencente à Fundação Cultural de Curitiba, hoje uma referência nacional.

Foram  entrevistados – tanto para o livro, como para o filme – personagens dessa importante historia como Cortiano, Edson Bueno, Chico da Itiban, Fúlvio Pacheco, Marcia Skiba, Solda, entre outros. Dos atuais utilizadores do espaço, participam por meio do filme, cartunistas de destaque no estado como Bennet e Priscila.

O pré-lançamento do projeto (filme e livro) será realizado durante a Gibicon, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é franca.

Serviço:

Lançamento do livro e filme Gibiteca.Doc

Data: 26 de outubro, sexta-feira

Horário: 20 horas

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 –, bairro São Francisco).

Informações: (41) 3321-3252 e 3321-3270

www.gibicon.com.br