Real do bem

Cofrinhos da parceria Diretriz / Pequeno Príncipe estarão localizados próximo às bilheterias da Feiarte na Expo Renault Barigui. O visitante poderá doar 1 real (ou mais) e ajudar o Complexo Pequeno Príncipe, instituição especializada em cirurgias de alta complexidade e na tradição de atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. A Feira Internacional de Artesanato, que segue até o dia 26, reúne, em sua 32ª edição nacional, 180 expositores de 28 países e 15 estados brasileiros. Mais informações nos sites www.diretriz.com.br e www.artesanatodiretriz.com.br.

Grand Tasting Curitiba surpreende pela variedade e qualidade de rótulos

Uma degustação selecionada de 110 rótulos de algumas das principais vinícolas do mundo. Assim foi o Grand Tasting Curitiba, realizado na noite da última terça-feira (14), pela importadora Grand Cru. O evento reuniu produtores, sommeliers, enófilos e apreciadores de vinho, que conheceram os novos produtos da empresa e rótulos avaliados com alta pontuação pelo crítico americano Robert Parker, e também com destaque nos rankings internacionais Wine Spectator e Wine Spirit. A capital paranaense abriu a etapa nacional do Grand Tasting deste ano, que também acontece nas cidades de Florianópolis, Brasília, Campinas, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé e Natal.

Curitiba possui um mercado interessante. O clima mais frio e o perfil gastronômico da cidade incentivam a degustação de rótulos”, observou Deodonio Macedo Neto, proprietário da Grand Cru Curitiba. Segundo ele, esta foi a primeira vez que uma importadora na capital reuniu, em um único evento, 20 vinícolas estrangeiras. “Essas degustações acontecem geralmente no eixo Rio-São Paulo, mas vemos um bom público em Curitiba, que busca sofisticação e rótulos exclusivos”, complementou.

O vinho argentino Cobos Bramare Malbec 2007, com 96 pontos Parker, fez sucesso na degustação. Segundo a gerente comercial da Viña Cobos, Carina Moyano, um dos diferenciais da bebida é o equilíbrio entre as uvas utilizadas. “Essa safra é produzida a partir de vinhas cultivadas na região de Lujan de Cuyo, com altas altitudes e frio constante, o que garante mais qualidade, concentração e frescor à bebida”, disse.

A Itália foi o país com a maior presença de produtores. No total, foram nove vinícolas das regiões de Veneto, Puglia, Marche, Toscana, Piemonte, Montalcino, Nieve e Montepuciano. Um dos destaques foi o Brancaia TRE Maremma IGT 2010, da produtora La Brancaia, da região de Toscana. “Este é um vinho jovem, mais fresco, produzido a partir de três tipos de uvas típicas da região de Toscana, como a Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon”, afirmou Lucia Borri, responsável pela área comercial da vinícola.

Os espumantes também chamaram a atenção. Destaques para o italiano Bottega, Cava Castellroig espanhola e champagne Gosset, de uma das vinícolas mais antigas da região de Champagne, na França.

Rótulos pontuados – Entre os rótulos apresentados pela Viña Santa Rita, da região de Alto Maipo, no Chile, o mais apreciado foi o Triple C 2007. Produzido a partir de três variedades de uvas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carménère, o vinho possui 90 pontos Parker, 90 pontos no Wine Spectator e 93 pontos no Wine Spirit,. “O interessante da vinícola é que trabalhamos com vinhos jovens e também com concentrados. O que diferencia os rótulos é o tempo de fermentação das uvas e as propriedades do solo onde a vinha está localizada”, disse Luis Alejandro Perez, embaixador da marca no Brasil.

Segundo Juan Pablo Michelini, enólogo e proprietário da Zorzal, da região de Mendonza, na Argentina, o diferencial dos vinhos se deve ao solo calcário onde as vinhas são cultivadas. “Esse tipo de solo proporciona um aroma mais mineral ao vinho”, disse Michelini, destacando o Field Blend 2010, com 94,4 pontos Parker.

Os vinhos da chilena Leyda também possuem um caráter mais mineral. “Como a vinícola está localizada há 5 km do mar, nossos vinhos têm um perfil mais salino, que harmonizam muito bem com pescados e frutos do mar”, afirmou Leandro Remedi, gerente de exportação.

Todos os vinhos apresentados no Grand Tasting estão disponíveis para compra na loja da Grand Cru, que fica na Rua Pasteur, 90. O horário de funcionamento é das 10h às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 17 horas no sábado.

Sobre a Grand Cru – A empresa iniciou as atividades na Argentina em 1998 e, em seguida, estendeu o relacionamento em outros países como México, Uruguai e Brasil. Iniciou sua atuação no mercado brasileiro em agosto de 2002, com foco nos vinhos argentinos. Hoje trabalha com a venda de vinhos de grandes Chateaux de Bordeaux, provenientes de vinícolas do Chile, Espanha, Portugal, Austrália e Nova Zelândia. Atualmente, mantém um catálogo com 1.500 rótulos, sendo, 625 deles, aproximadamente, de importação exclusiva. A loja de Curitiba possui três anos de atuação. (Fonte: Lide Multimídia)