Imagem da European Southern Observatory (ESO) Concepção artística dos anéis em torno de Chariklo vistos de perto

continua após a publicidade

Observações realizadas em diversas localidades da América do Sul, inclusive em Foz do Iguaçu, por meio do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), resultaram na surpreendente descoberta do primeiro sistema de anéis em torno de um asteroide. O resultado inesperado foi divulgado na tarde desta quarta-feira (26), pela Revista Nature, considerada uma das principais publicações científicas do mundo.

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho foi um dos observatórios que identificou os anéis do asteroide. A observação do fenômeno, que ocorreu na madrugada do dia 03 de junho de 2013, reuniu uma equipe internacional, liderada pelo astrônomo brasileiro Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional, e foi realizada em sete locais da América do Sul. Do Polo, participaram das observações o pesquisador Daniel Iria Machado, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e a monitora Liliane Lorenzini.

Com 250 quilômetros de diâmetro, o pequeno asteroide Chariklo se encontra rodeado por dois anéis, um com sete quilômetros de largura e um com três quilômetros, que estão separados por um espaço de nove quilômetros. Segundo informações do Observatório Europeu do Sul (ESO), trata-se do menor objeto já descoberto com anéis e o quinto corpo no Sistema Solar, depois dos planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, com essas características.

continua após a publicidade

A identificação do sistema de anéis ocorreu por meio do fenômeno de ocultação de uma estrela, que é quando o seu brilho aparente é bloqueado pela passagem de um objeto. Com a previsão de que o asteroide Chariklo passaria em frente da estrela, a equipe envolvida conseguiu identificar, além da ocultação principal, quatro pequenas “quedas” de luz, sendo duas antes e duas depois do “apagão” intenso. Foram essas pequenas quedas de luz que ajudaram a determinar a existência de anéis em torno do asteroide.

“Não estávamos à procura de anéis, nem pensávamos que pequenos corpos como o Chariklo os poderiam ter. Por isso, essa descoberta – e a quantidade extraordinária de detalhes desse sistema – foi, para nós, uma grande surpresa”, afirmou Felipe Braga-Ribas, em artigo publicado pelo ESO.

continua após a publicidade

A passagem dos anéis do asteroide pela estrela também foi observada no Polo Astronômico. Segundo o pesquisador Daniel Iria Machado, foram coletadas mais de 100 imagens do fenômeno, que, depois de analisadas pela equipe do Polo, foram encaminhadas para a análise final do grupo de pesquisadores. Esse registro foi feito por meio de uma câmera CCD acoplada ao telescópio.

Janer Vilaça, coordenador do Polo, também ressaltou que esse mesmo equipamento, utilizado para essa descoberta surpreendente, é usado nas atividades de formação e divulgação científica realizadas no Polo. “É uma satisfação muito grande ter participado de um trabalho que resultou na surpreendente descoberta do primeiro sistema de anéis em torno de um asteroide. Isso coloca o Polo também como um importante ambiente de pesquisa e de observações científicas”, afirmou.

Polo Astronômico

Certificado pela International Astronomical Union (IAU), por meio da Network for Astronomy School Education (Nase), o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho foi construído para disseminar os conceitos astronômicos e, desde 2009, atua dentro da filosofia de popularização das ciências, incentivando a formação de uma cultura científica e um ensino de qualidade.

O Polo atua nas linhas informacional, com atendimentos rotineiros a estudantes de todos os níveis de ensino; formacional, com a qualificação de professores do ensino básico da rede pública, uma vez que, no  Paraná, o ensino da Astronomia é tema estruturante do currículo; e de pesquisa e observação, que consiste no monitoramento e observação de astros cujas dinâmicas são pertinentes ao contexto cien,tífico. O observatório faz parte do Minor Planet Center (MPC), órgão da International Astronomical Union (IAU), entidade máxima da Astronomia mundial.

Definidos os finalistas do Concurso BrewChef

Competição recebeu 437 inscrições de candidatos de várias regiões do Paraná

Acontece neste domingo (30), durante o Brasil a La Carte, a final do 1° Concurso BrewChef. A competição desafiou a criatividade dos participantes, que elaboraram pratos com o tema: “A cerveja artesanal harmonizada à gastronomia paranaense”. A competição, que visa agregar novos sabores à gastronomia do Paraná unindo-a à cultura cervejeira local, já tem definidos os finalistas.

Os pratos criados pelos 437 candidatos (utilizando cervejas da DUM, F#%*ing Beer, Morada Cia. Etílica, Pagan e Way Beer) foram avaliados nos dias 24 e 25 de março por chefs do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia e por mestres-cervejeiros da Procerva, que classificaram para a última fase da competição 14 candidatos. Neste domingo (30), as criações deles serão analisadas novamente pelo júri e também pelos visitantes do evento, que acontecerá no Expo Renault Barigui.

Os campeões de cada categoria receberão uma certificação oficial, além de um kit de cervejas com jogo de copos e uma “dolma” modelo Julius, da marca Bragard. Mais informações sobre o concurso estão em www.brasilalacarte.com.br/brewchef.

Confira os finalistas do Concurso BrewChef:
Amburana Lager, da Way Beer
1º Lugar – Ramon de Brito Costa Pinheiro Lima
2º Lugar – Rafaela Tavares Reis
3º Lugar – Ozelia de Moura Alencar

Double Vienna, da Morada Cia. Etílica
1º Lugar – Renato Camassutti Bedore
2º Lugar – Ellison Bora Delli Colli
3º Lugar – Roberto Mello Pereira Filho

F#%*ing American, da F#%*ing Beer
1º Lugar – Camila Radefeld Meirelles Biavaschi
2º Lugar – Renato Gabriel de Lima
3º Lugar – Simone Cristina Lagos

Jan Kubis, da DUM Cervejaria
1º Lugar – Robilson Maurilio dos Santos
2º Lugar – Jessyca Regina Soares da Silva

Pagan IPA, da Cervejas Pagan
1º Lugar – Thariane Pereira Marconcin
2º Lugar – Rafael Korioluk
3º Lugar – Andrea Paz

Erasto Gaertner promove saúde da mulher

O Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, quer chamar a atenção para a saúde da mulher e para o agendamento de exames de rotina para prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e lesões do aparelho genital feminino. As consultas devem ser agendadas no ambulatório de vulva, patologia cervical e colposcopia, do setor de Convênios, pelos telefones (041) 3361-5035 e 3361-5036. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem fazer o agendamento pela Unidade de Saúde.

Serviço:

Hospital Erasto Gaertner

R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas

CEP 81.520-060 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3361-5000

www.erastogaertner.com.br