Psyche: nova exposição de aquarelas de Sérgio Póvoa Pires

Abre no próximo dia 20 de novembro (terça-feira), às 19h, na Galeria Zilda Fraletti, a exposição Psyche do aquarelista Sérgio Póvoa Pires. São 23 obras que retratam a natureza das borboletas pintadas em aquarela sobre tela em dimensões que variam de 32x16cm até 1mX1m. A inspiração do artista vem de sua infância nos bosques do bairro Seminário onde convivia com diversas espécies destes insetos.

Além das telas, o artista buscou reunir o talento de dois outros curitibanos: o fashion designer Alexandre Linhares, proprietário da marca de roupas Heroína e o arquiteto Dudu Montani. O resultado é uma combinação de estampas exclusivas que adornam, por hora, um vestido e, por outra, a Poltrona Leve. Além disso, Pires traz ao público a oportunidade de vestir-se de arte, pois produziu uma edição limitada de oito foulards de seda pura estampados com as suas obras de arte. Todas as peças estarão à venda na Galeria.

Assim, Psyche é uma mistura de sensibilidade em vários formatos. A origem da palavra vem do grego e significa “alento”, “sopro” tema que tem a ver com o renascimento, com a transformação, a ligeireza e a inconstância. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e, segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria o espírito saia do corpo com uma forma de borboleta.

Segundo a galerista Zilda Fraletti, “esta exposição vem de encontro às propostas da galeria, de mostrar trabalhos que fujam do convencional. Admiro o trabalho do Sérgio, sua versatilidade ao criar joias e aquarelas delicadas e de alta qualidade. A exposição apresenta variedade de suportes e mostra a arte aplicada à moda e ao design, atitude cada vez mais frequente e contemporânea.”

Sérgio Póvoa Pires nasceu em Curitiba (1952), é arquiteto, urbanista, aquarelista e designer de joias. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, tem especialização em Planejamento Urbano na Alemanha. Sua última exposição “Thirasia e Santorini: Memórias dos mundos de Romanos, Platão e Poseidon” aconteceu em 2008 e combinou joias e aquarelas desenhadas numa viagem para a Grécia.

Psyche
Aquarelas de Sérgio Póvoa Pires
Data: 20 de novembro (abertura às 19h) até 4 de dezembro
Horário: 9h30 às 18h30 (seg. a sex.) e 10h às 14h (sáb.) – fecha dom.
Local: Galeria Zilda Fraletti (Design Center – Av. Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12)
Telefone: 3026-5999
Informações: www.zildafraletti.com

Inscrições prorrogadas para a 40ª edição do Curta nas Telas

Foram prorrogadas as inscrições para a 40ª edição do Curta nas Telas até o dia 23 de novembro de 2012. Essa é a chance de ver seu filme brilhar nas telas de cinema.

O Projeto Curta nas Telas é fruto de Convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS).  Em 39 edições, foram selecionados 277 curtas de todo o Brasil e exibidos nas principais salas de cinema de Porto Alegre.

Poderão participar filmes nacionais de curta metragem que tenham cópia em boas condições na bitola 35 mm, com duração de até 15 (quinze) minutos e que tenham sido realizados após o ano de 1990. Neste edital, não serão aceitos filmes que tenham apenas cópia digital.

A premiação consistirá na exibição dos filmes selecionados, pelo período de 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas e no pagamento do direito de exibição, pela Secretar,ia Municipal da Cultura, no valor de R$ 2.000,00.

INSCRIÇÕES PARA A 40ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

22 de outubro a 23 de novembro de 2012

Informações na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (CCVF) (51) 3289-8137 e (51) 3289-813

O Regulamento está disponível no portal

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=349&p_secao=184

ou poderá ser solicitado pelo e-mail

curtanastelas@smc.prefpoa.com.br

Em breve, iniciarão as exibições dos filmes selecionados na 39ª edição, contando com a parceria inestimável da APTC/RS e das redes de cinema integrantes do projeto: Espaço Itaú de Cinema, GNC Cinemas, Cinemark, Cineflix, Arcoíris Cinema e Guion Cinemas.