Pinhão na Culinária

Acaba de ser lançado, em Curitiba (PR), o livro de receitas “Pinhão na Culinária”. A obra oferece uma centena de diferentes formas de consumo do pinhão, além de simplesmente cozido ou sapecado. Editado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), o livro reúne 63 receitas salgadas e 37 receitas doces com a iguaria, além de informações sobre valor nutricional e dicas culinárias.

O livro tem como autoras as pesquisadoras Rossana Catie Bueno de Godoy e Cristiane Helm, da Embrapa Florestas; as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da Escola Estadual Júlia Wanderley. A diagramação do material é assinada pelo curso de Design da Unibrasil.

O trabalho de produção do livro envolveu ciência e prática, com a criação, elaboração e teste de cada uma das receitas que, além dos ingredientes e modo de fazer, trazem o tempo de preparo, rendimento, calorias por porção e uma foto do prato finalizado.

Produto típico do Sul do País, o pinhão é um alimento sem glúten, com altos teores de proteínas, fibras alimentares e amido. Também possui minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. O potássio, em especial, ajuda a controlar a pressão arterial. As fibras, por sua vez, ajudam a prevenir doenças intestinais. Ainda no pinhão são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol do sangue, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares. Há, ainda, outras características favoráveis à saúde, como baixo índice glicêmico e compostos antioxidantes.

Serviço:
Livro: Pinhão na Culinária
Editora: Embrapa Florestas
Páginas: 137
Preço: R$ 15,00
Mais informações:
sac@embrapa.br

Editora do Paraná lança livro de ex-ministro em Santa Catarina

Vice-prefeito de Balneário Camboriú, Claudio Dalvesco, a socialite e esposa do ex-ministro, Jane Mattos, o ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, o vereador de Balneário Camboriú, Roberto Souza Junior e o empresário dono da Serra Verde.

O ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, fez o lançamento de seu livro, “Mar de Oportunidades”, pela editora ComPactos, na terça-feira (24) na Galeria de Arte do Teatro Municipal de Baleário Camboriú (SC). Nascido em Coronel Freitas (SC), Altemir mora em Balneário Camboriú e por isso escolheu a cidade para lançar seu livro. A publicação relembra o período de criação e consolidação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Criado em 2003, no início do governo Lula, a pasta se dedica a regular e fomentar o setor industrial (aquicultura) e proteger o sustento dos pescadores artesanais.

Gregolin, que ingressou no Ministério no ano seguinte à fundação e em 2006 foi nomeado titular, defende os investimentos no setor e alerta para o potencial econômico do pescado brasileiro. O livro conta os bastidores da articulação política pela criação e expansão da pasta, que inicialmente foi uma Secretaria Especial e, mais tarde, em 2009, sob a liderança de Gregolin, ganhou o status de ministério, tornando-o o primeiro a ocupar o cargo.

O autor lembra que a criação do MPA está re,lacionada à necessidade de dar um salto no setor. “O Brasil tem um dos maiores litorais e áreas alagadas do mundo, mas nossa participação na produção mundial ainda é pequena. Porém conseguimos avançar muito desde 2003, quase dobrando nossa produção”, ressalta.

A narrativa traz muitas informações sobre a política e a economia do setor em que Gregolin revela detalhes sobre o trabalho realizado na pasta, como a aprovação da Nova Lei da Pesca, a Cessão de Águas da União e a criação de linhas de crédito para o setor pesqueiro.

“A oposição e a grande mídia tentaram criar uma visão negativa do Ministério da Pesca, e a população não teve oportunidade de conhecer um trabalho que foi altamente positivo e segue rendendo frutos”. O autor também faz um retrospecto histórico e traça um amplo panorama do setor, destacando os pontos fortes, os entraves e os caminhos possíveis.

Após o fim de seu período à frente do ministério, Gregolin segue atuante e defende que o Brasil priorize investimentos públicos e privados no setor pesqueiro. No livro, ele mostra que o potencial de retorno econômico é alto.

“Os empresários vão se dedicar ao setor somente se sentirem que o governo está do lado deles, apoiando, financiando e desburocratizando o setor. Dessa soma de esforços aumentaremos a participação do pescado no PIB nacional, produzindo um alimento de alta qualidade, gerando emprego e renda digna para milhões de brasileiros”, argumenta Gregolin.

O prefácio de Mar de Oportunidades, foi escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o período em que esteve a frente do Ministério da Pesca, Altemir Gregolin conheceu importantes nomes da política mundial, com eles trocou experiências e fez tratativas para o crescimento do setor da pesca no Brasil.

Serviço:

Título: Mar de Oportunidades – O potencial da pesca e aquicultura, a criação do Ministério e as políticas de estímulo ao setor – Autor: Altemir Gregolin – Editora ComPactos, 168 páginas, R$ 34,90

Comunicação: Editora ComPactos: Cleusa Slaviero – Fone: (41) 3014-3881 E-mail: cleusaslaviero@hotmail.com

V Mostra Animal de cinema abre inscrições

Estão abertas as inscrições de filmes para participar da V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que é o maior evento de cinema com a temática animal do país. A Mostra irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, na Cinemateca, em Curitiba.

O objetivo do evento é debater a relação da sociedade com o mundo animal. “A cada ano recebemos um número maior de filmes, o que mostra que o cinema está se consolidando como uma forma de expressão dessa relação: humanos e animais”, observa o coordenador da Mostra, Ricardo Laurino. A Mostra Animal conta também com versão itinerante que está passando por diversas cidades do país.

Podem participar da seleção produções independentes, profissionais, curtas, médias ou longas-metragens que abordem assuntos relacionados ao universo animal. A inscrição pode ser realizada diretamente pelo site www.mostraanimal.com.br, no link “Inscrições”. O prazo para recebimento dos filmes é até o dia 15 de agosto. A participação é gratuita.

Sobre a Mostra Animal

A Mostra Animal é um evento organizado pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, Grupo Curitiba. Teve sua primeira edição em 2009 e hoje já faz parte do calendário cultural da cidade. Em 2013 foram exibidas 22 produções nacionais e de países como Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá. O evento teve público recorde, com diversas sessões com lota&c,cedil;ão máxima. Vários diretores, atores e ativistas dos direitos dos animais também prestigiaram a Mostra.

Serviço:

Inscrições de filmes para a V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais.

Data: até 15 de agosto

Mais informações: www.mostraanimal.com.br

Inscrição gratuita

Copa Taj Curitiba

Gabrielle Gatti, Cibele Fontanella, Alessandra Pissetti e Lú Sávio curtindo a Copa do Mundo no TAJ Curitiba. O agito da noite ficou por conta do Nizo Gomide & Live Sax e Palladino Soul e pelos DJs residente da casa, Kojake e Chuva. Foto:  Kauana Bechtloff

Após sucesso em Amor à Vida, Maria Maya traz para Curitiba o espetáculo Popcorn

Em cartaz desde 2012 no Rio de Janeiro, vencedora do Prêmio Myriam Muniz e sucesso de crítica e público, chega a Curitiba para curta temporada a preços populares no teatro Regina Vogue, a peça POPCORN – qualquer semelhança não é mera coincidência. A peça é uma produção da atriz Maria Maya (que interpretou a vilã Alejandra na última novela das 20h da Rede Globo, Amor à Vida) e de Giba Ka, dupla que já trouxe para Curitiba a peça PLAY – Sobre Sexo, Mentiras e Videotape, com duas sessões esgotadas. O autor da peça, Jô Bilac, um dos nomes mais promissores da nova geração do teatro nacional, já teve 14 textos encenados em menos de seis anos e traz na bagagem um Prêmio Shell de Melhor Autor, recebido aos 26 anos. Bilac também dirige a peça, que participou do projeto Palco Giratório SESC e circulou pelo Rio Grande do Sul e cidades como Vitoria, Volta Redonda, Campinas e Jundiaí. No elenco, a peça conta com Maria Maya, Alessandra Colasanti, Mabel Cezar, Ricardo Santos e Vinícius Arneiro.

O espetáculo estará em cartaz em Curitiba durante apenas um final de semana de agosto, dias 16 e 17, no sábado às 21h e domingo às 19h. 

Sinopse

A ideia. O dono da ideia. A originalidade da ideia. Como conceituar uma cópia? Como mensurar o limite tênue entre uma livre inspiração e o plágio? “Adaptação”, “apropriação”, “livremente inspirado”, “baseado no universo de…”, são termos que derivam de uma matriz, que apesar de não negá-la, assumem-se como uma obra distinta, à parte, um novo original. Essas questões foram o ponto de partida de POPCORN, que com humor cáustico reflete sobre estes nossos tempos, em que se afirma que “tudo já foi inventado, e que nada se cria”. Numa era em que a tecnologia muda as regras do jogo sob vários aspectos do cotidiano, a peça questiona os clichês sobre criatividade.

Márcia (Mabel Cezar), uma dona de casa sem nenhuma experiência literária, oferece um jantar familiar em comemoração ao prêmio que vai receber na Noruega pelo seu primeiro livro, que virou um best seller. No jantar estão seu pai Otávio (Ricardo Santos), um jornalista respeitado, e seu irmão Marcos (Vinícius Arneiro), professor universitário que sonha com a publicação de seus estudos, acompanhado de sua esposa Roni (Maria Maya), uma jovem espalhafatosa e indiscreta. A tensão se estabelece com a chegada da também convidada Saubara O’donnor (Alessandra Colasanti), famosa estrela de TV que pretende comprar os direitos do livro para rodar um filme. Além das relações familiares ruidosas que geram mal-estar, o clima pesa quando a estrela começa a relatar suas ideias para a adaptação do livro, que não agradam nem um pouco a autora estreante.

Serviço:

POPCORN

Duração: 80 minutos.

Recomendação: 16 anos.

Datas: 16 e 17 de Agosto 

Sábado às 21h | Domingo às 19h

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada)

Cliente Porto Seguro tem 50% de desconto para a compra de até 2 ingressos (não cumulativo)

Teatro Regina Vogue | Shopping Estação – Av. Sete de Setembro, 2775.

Telefone: 41 2101.8292

Bilheteria: de quarta a sábado, das 14h às 21h30; e domingos, das 14 às 20h. 

Aceita apenas cartão de débito e dinheiro. Não aceita cheque. 

Vendas Online: www.ingressorapido.com.br

Apolar na Casa Cor Paraná

O espaço que a Apolar Imóveis vai ocupar pela primeira vez na Casa Cor Paraná foi apresentado  nessa sexta-feira (27) aos representantes do Conselho de Franquias da empresa, que visitaram o local. O grupo foi recebido pela diretora do evento, Marina Nessi, e acompanhado pelo diretor da imobiliária, Jean-Daniel Ary Galiano, e pelo arquiteto Jorge Elmor Neto, que assina o projeto do loft criado para a Apolar.

Esse ano a Casa Cor acontece no antigo Cine Ribalta, ao lado o Graciosa Country Club, atual proprietário do imóvel. Com quase 45 anos de mercado e maior empresa do sul do Brasil no setor, a Apolar vai estrear no evento como marca exclusiva no segmento imobiliárias e expor lançamentos internacionais – ramo em que vem operando desde 2013.