Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta com convidados franceses

– Maestro Benoit Fromanger durante os ensaios com músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná no Auditório Bento Munhoz da Rocha – Guairão/Foto: © Karin van der Broocke

A Orquestra Sinfônica do Paraná faz mais uma apresentação com a participação de convidados franceses. O concerto será sob o comando de Benoit Fromanger, regente titular da Orquestra de Bucareste, e terão como solista a flautista Juliette Hurel. A apresentação acontece no Teatro Guaíra, no dia 13 de agosto, às 20h30.

Benoit Fromanger, regente titular da Orquestra de Bucareste desde 2011, é reconhecido internacionalmente como um grande maestro, que vê a música como um meio criativo de comunicação com a sociedade. Ele já tem laços com o Brasil, por suas participações no Festival de Música em Trancoso – MeT (Bahia), desde a sua primeira edição, em 2013. Benoit tem entre seus projetos futuros a gravação de um disco com o pianista, compositor e arranjador brasileiro Cesar Camargo Mariano, músico que conheceu através do festival.

Além de maestro, Benoit teve importante carreira como flautista. Foi solista principal da Orquestra da Ópera Nacional de Paris e ganhou vários concursos e prêmios de música, como o BNP Paribas Foundation e o Grand Prix de L’Académie du Disque Français. Depois de tocar sob a regência de grandes maestros como Leonard Bernstein, Lorin Maazel, Carlos Kleiber, Bernard Haitink, Ricardo Muti, Zubin Metha, Carlo Maria Giulini e Daniel Barenboim, entre outros, ele decidiu colocar em prática suas experiências musicais e sociais. Interrompeu sua brilhante carreira de solista e músico de orquestra para se dedicar exclusivamente à regência.

Hoje, além de reger a Orquestra de Bucareste, Benoit Fromanger também está envolvido com o Salut Cultura, projeto da mesma orquestra, cujo objetivo é difundir a música como elo entre a cultura, a educação e a população. Benoit, um apaixonado pela sociologia, diz que trabalhar como regente é uma oportunidade para dividir todas as suas experiências com os músicos e o público.

SOLISTA – Juliette Hurel é também reconhecida no cenário internacional da música. Desde 1998 é flautista solo da Orquestra Filarmônica de Rotterdam. Foi premiada no Conservatório de Paris e em diferentes concursos, como Darmstadt, Kobe, Boekarest e concurso Jean-Pierre Rampal. Em 2004 recebeu o título “Descobertas do Ano” na “Victoires de la Musique Classique”.

Muito requisitada para apresentações de música de câmara, ela já tocou ao lado de músicos como Gary Hoffman, Youri Baschment, Schlomo Mintz, Marielle Normann, Jean-Guiuhen Queyras, Stephen Kovachevich e trio Wanderer. Fez várias gravações premiadas com a pianista Hélène Couvert. Gravou concertos para flauta e orquestra de Carl P. Bach, com a Orquestra d’Auvergne regida por Arie van Beek. Lançou em maio de 2011 o CD “Impressions Françaises” (trabalhos de Debussy, Fauré, Poulenc), e mais recentemente dos Quartetos de Mozart, com o Quarteto Voce.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Serviço:
Concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná
Data: 13/08, às 20h30
Regência: maestro Benoit Fromanger
Solista (flauta): Juliette Hurel
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/n – Centro – Curitiba)
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$ 20,00

Jazzmistificando apresentações

Maria Mion, sócia da Pipoca Moderna, apresentou a palestra Jazzmistificando na noite de quinta-feira, 6 de agosto, sobre a importância das apresentações como ferramenta de comunicação. Ela utili,zou o jazz como analogia e criou uma experiência musical para os participantes. A Pipoca ensinou como começar a planejar o conteúdo de uma apresentação de maneira criativa. Ela ainda desmistificou a forma e o conteúdo de uma apresentação memorável. A Pipoca Moderna é uma empresa de apresentação, de Curitiba, que está há quatro anos no mercado.

Curitiba sedia evento internacional de moda

 

Maior congresso científico da área acontece de 2 a 5 de setembro

A capital paranaense recebe, de 2 a 5 de setembro, o maior congresso científico de moda do Brasil. A 11a edição do Colóquio de Moda pretende reunir na Universidade Positivo (UP) mais de 2 mil pessoas, entre acadêmicos, pesquisadores e professores de todo o mundo. Valorizando a diversidade cultural, a proposta do evento é a de envolver não apenas profissionais da Moda, como também da Psicologia, da Sociologia, do Marketing, do Jornalismo, da Administração, das Artes Plásticas, do Design e da História.

Promovido pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) e organizado pelo curso de Design da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, o evento já possui a presença confirmada de nomes internacionais, como Christopher Breward (Escócia), Alison Gwilt (EUA), Nanni Strada (Itália) e Susana Saulquin (Argentina). Os brasileiros Ronaldo Fraga, Carlos Ferreirinha e João Pimenta também estão confirmados.

A conferência de abertura traz o tema “Moda e a Tessitura da Cidade” – com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná. O evento agrega também o Fórum das Escolas de Moda, o Congresso de Iniciação Científica, lançamentos de livros e mesas temáticas, que vão de assuntos como “Democratização da moda e mercado de Luxo no Brasil” a “Corpo, Moda e Práticas Esportivas”.