Novo Donadoni traz estilo e sofisticação em exclusiva Mesa Mediterrânea

A partir do mês de dezembro o Novo Donadoni passa a oferecer, no almoço, uma Mesa Mediterrânea, ainda mais completa e sofisticada. Dentre as novidades estão saladas de frutos do mar, arroz negro com polvo, camarões grelhados, presunto de Parma, salmão gravlax defumado, alcachofras, azeitonas temperadas, ceviche que serão cobrados por peso.

Outra mudança diz respeito à seleção de massas do restaurante, que agora será servida à la carte, tanto no almoço quanto no jantar, garantindo a qualidade e a excelência dos pratos.

Reinaugurado em 2010, o novo Donadoni ganhou mais lugares, novo mobiliário e louças novas. O espaço ganha um ar romântico ao entardecer com a iluminação de pequenas arandelas, além de mosaicos coloridos no piso e pôsters de filmes italianos nas paredes. A reforma deixou o ambiente ainda mais sofisticado e aconchegante, um local perfeito tanto para um almoço de negócios, como para um jantar a dois ou um simples encontro com a família.

A casa produz artesanalmente todas as massas que serve em seu charmoso salão. À noite os destaques são o Gnocchi de Batata Salsa com cubos de vitela, molho de tomates frescos e vinho tinto e a Mezzaluna Donadoni recheada com catupiry, amêndoas, regada com molho funghi e acompanhada de bombons de mignon. Para sobremesa, a sugestão é o Creme de Papaya Bruléefeito com um saboroso creme de papaya com frutas vermelhas.

O restaurante tem uma adega climatizada para 500 garrafas, com rótulos vindos das principais bodegas do mundo como França, Itália, Chile e Argentina. E o chef Jairo Susyn aproveita para harmonizar suas criações com as bebidas. Dentre as muitas opções estão à disposição os vinhos Carabantes syrah da Viña Von Siebenthal (94 pontos na Revista Robert Parker) e o Santa Ema Selección de Terroir.

O chef Jairo Susyn

“Apreciar um prato, ficar com o gosto dele na memória e, ao retornar com água na boca, sentir exatamente aquele gostinho”. É assim que o chef Jairo Susyn explica seu cuidado ao selecionar os ingredientes e preparar os pratos do Restaurante Donadoni.

Formado em Administração de Empresas pela FGV, é na cozinha que o chef mostra todo o seu talento. Experiente na cozinha fez cursos com os maiores chefs do país como Flavio Frenkel, Sergio Arno e Alex Atala. Hoje, Jairo comanda a equipe do Donadoni e recebe cada cliente com a simpatia e cordialidade.

Serviço:

Novo Donadoni

Horário: 12h às 14h30 e 19h às 23h30 (3ª a 6ª feira) e das 12h às 15h30 e das 19h às 24h (sábado e domingo)

Local: Rua Gutemberg, 23 I tel.: 3018-0981 I Curitiba-PR

Cartões: Diners, Master e Visa. Todos os cartões de débito e Visa Vale. Acumula milhas Smiles.

Tem calefação, acessibilidade para portadores de deficiência, acesso wi-fi, e é child-friendly.

Imagens de Guilherme Glück em exposição na Casa Andrade Muricy

Como forma de recuperar a arte e a memória de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil, que durante cinco décadas (1920-1960) registrou a vida, a morte, os sonhos e as alegrias de inúmeras comunidades paranaenses, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná inauguram a mostra “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”. A exposição será realizada na Casa Andrade Muricy, de 8 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2012. A entrada é gratuita.

A exposição é constituída por 62 fotografias de Guilherme Glück qu,e buscam não se remeter a uma temática específica, mas apresentar a versatilidade das imagens do fotógrafo. Na mostra é possível observar fotos que destacam a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas pelos quais a Lapa e as cidades ao seu entorno foram vistas pelas lentes de Glück. Hoje, muitas dessas imagens estão apenas na memória de alguns moradores, provocando no olhar do homem contemporâneo inúmeras indagações sobre as formas de sociabilidade do século 20.

Na busca de compreender as relações sociais e a dinâmica dessa comunidade largamente registrada por Glück, as fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio apresentam uma exposição complementar com 20 imagens, intitulada “Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück”.

História – No ano de 1893, nasceu em Rio do Poncho (atual Criciúma, Santa Catarina), Guilherme Glück. Oriundo de humilde família estrangeira, aprendeu a profissão por volta de 1912, passando a exercê-la para o sustento da família.

No início de sua carreira foi um fotógrafo ambulante. Viajou pela região do eixo Paraná – Santa Catarina de acordo com a demanda do ofício. Em 1917 acabou se estabelecendo na cidade da Lapa, que recebera no final do século 19 uma grande leva de imigrantes alemães. Em 1921 se casou com Wanda Zeeffeld e, logo depois, montou um estúdio, o “Foto Glück”. O ateliê fotográfico, apesar de modificado pelas décadas e mudanças econômicas, ainda ocupa o mesmo espaço na principal praça da cidade.

A partir de 1937, seu sobrinho e futuro sócio, Cristiano Jubanski, passou a trabalhar com o fotógrafo. Glück exerceu a profissão até 1953, quando vendeu o estúdio e seu acervo para Jubanski.

O MIS adquiriu o acervo em 1974, mantendo o gigantesco arquivo de chapas em vidro até os dias atuais, possibilitando que pesquisadores das mais diferentes áreas e o público em geral conheçam essa preciosidade da cultura paranaense. Os estudos apontam a existência de mais de 30 mil negativos em chapas de vidro, que retratam a obra de um dos poucos fotógrafos da região até metade do século 20.

Serviço
Exposições “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”, e “Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück”, de Tânia Buchmann e Charly Techio.
Abertura: 8 de dezembro de 2011, às 18 horas.
Período expositivo: até 11 de março de 2012.
Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915, Centro. Curitiba/PR).
Entrada gratuita.
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas.
Informações: (41) 3321-4798 ou 3321-4786.

www.cultura.pr.gov.br