Um teste realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná , com produtos que têm álcool na composição, como remédio homeopático e bombom de licor, mostrou que, logo após o consumo, o bafômetro indica embriaguez e a pessoa pode ser autuada. Porém, nesses casos o motorista pode pedir a contraprova e realizar o teste novamente em 15 minutos, tempo suficiente para que o corpo absorva o álcool desses produtos.

continua após a publicidade

A nova regulamentação da Lei Seca passou a valer a partir desta quarta-feira (30) e, nessas condições, o motorista que tivesse consumido o bombom ou o remédio seria punido com rigor. As regras para a lei foram impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran). A partir de agora, se o bafômetro marcar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar ou mais representa que o motorista cometeu uma infração gravíssima. Ele é multado em quase R$ 2 mil e tem habilitação suspensa por um ano.

A experiência foi feita com três voluntários que ingeriram um copo de cerveja, um bombom recheado com licor e uma quantidade pequena de remédio homeopático. Um dos voluntários tomou um o copo de cerveja e apresentou índice de 0,48 mg de álcool por litro de ar. Com isso, além de ter que pagar a multa e ter a CHN recolhida, o motorista poderia pegar de seis meses a três anos de prisão.

Já o policial, que ingeriu o bombom com licor, apresentou índice de 0,42 mg de álcool por litro de ar. Se ele tivesse sido abordado em uma blitz, receberia a mesma punição.

Outra voluntária, que fez um bochecho com um remédio homeopático, também apresentou índice de embriaguez, de acordo com a nova legislação. O resultado, após o sopro, apresentou 1,33 mg de álcool por litro de álcool. Nesse caso, a mulher também seria presa, teria que pagar multa e teria a CNH suspensa.

15 minutos depois – O motorista que comeu um bombom com licor ou ingeriu um remédio homeopático tem direito de solicitar o chamado reteste. Na experiência feita pela PRF, 15 minutos depois, os resultados apresentaram diferença. O único produto que ainda apontou embriaguez no bafômetro foi o copo de cerveja.

A polícia lembra que se a pessoa consumir bebida alcoólica à noite, no dia seguinte, pela manhã, o bafômetro ainda pode acusar embriaguez. Se o condutor apresentar de 0,05 a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar, haverá cometido uma infração de trânsito, ou seja, terá a carteira de habilitação e o veículo apreendidos. Se ultrapasse 0,34, ele terá cometido crime de trânsito. Com dois copos de cerveja, este percentual é superado. Caso isso ocorra, o motorista é preso e encaminhado para a delegacia. (fonte: G1)

Festa da Uva

A 55ª edição da Festa da Uva, de Santa Felicidade, teve início na noite de sexta-feira (1) no Bosque São Cristovão, com a participação do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

continua após a publicidade