Neste período de férias, segue uma dica de um dos lugares mais interessantes que já conheci na Europa.

continua após a publicidade

Mallorca, ilha na Espanha, é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo, principalmente os europeus. Alemães e ingleses todos os anos disputam as dezenas de hotéis, apartamentos de férias e resorts espalhados pelos seus 3.640,16 km² de extensão em busca de paz, sossego e principalmente muito sol. Mallorca faz parte do arquipélago denominado de ilhas baleares, onde se localizam as ilhas de Menorca, Cabrera, Fomentera e a belíssima Ibiza. As belezas naturais impressionam. Cercada pelo mar Mediterrâneo, na ilha de Mallorca faz sol o ano todo, mesmo no inverno a temperatura chega aos 20 graus. Mas é no verão, período de férias e quando os termômetros registram 30 graus, é que a região se transforma num refúgio com muitas possibilidades de lazer. O turista logo percebe a calorosa recepção do povo espanhol que fala o idioma catalão, derivado do latim e também o espanhol.
Cerca de 370 mil de pessoas vivem na ilha, que tem como principal fonte econômica o turismo e a agricultura. Centenas de jovens do mundo todo procuram emprego em Mallorca no período de alta estação. Eles geralmente são contratados em hotéis, restaurantes e casas de show. Esta é a forma que eles encontraram para passar as ferias na região sem gastar um tostão. Além de levantar um bom dinheiro entre salários e gorjetas, principalmente se falar o idioma inglês, espanhol e o alemão, o jovem pode trabalhar como recepcionista de um dos hotéis e também desfrutar das belezas da região.

Personalidades do mundo inteiro possuem propriedades na ilha. É o caso do ator hollywoodiano Mel Gibson que possui uma mansão numa das encostas, com uma paisagem bastante privilegiada. Em 1956, a ilha de Mallorca foi escolhida pela famosa atriz americana Grace Kelly para passar a sua lua de mel quando se casou com o então príncipe de Mônaco Rainier III. As belezas naturais da região encantaram a atriz preferida do cineasta britânico Alfred Hitchcock, que depois de sua passagem por Mallorca se transformou em Sua Alteza Sereníssima, Princesa de Mônaco.

A movimentada capital da ilha chama-se Palma de Mallorca, lugar ideal para turistas que apreciam noites agitadas com restaurantes, bares, discotecas além de diversas lojas de grifes famosas, livrarias e souvenires. As conhecidas pérolas são facilmente encontradas no movimentado comércio da cidade, com preços atraentes.
A cidade surpreende por sua riqueza arquitetônica e cultural, com igrejas no estilo gótico, palácios barrocos e museus que contam toda a história da região. Para conhecer melhor o pedaço de terra cercado pelo Mediterrâneo, a prefeitura dispõe de um serviço de ônibus de linha que atravessa toda a extensão da ilha. O turista pode, também, alugar um carro ou até mesmo uma bicicleta. Outra atração de Mallorca é o turismo rural, que pode ser realizado a cavalo ou em longas caminhadas por locais vislumbrantes.
A culinária é outro fator de destaque da ilha. Um prato típico da região é o “asado de lechón” (leitão assado), que é servido nas “bodegas” (tradicional recipiente de barro). Apesar do calor, as sopas feitas com pães, cebolas e legumes também são bastante degustadas, além dos pratos à base de peixes, carnes e frutas.

continua após a publicidade

Por este leque de possibilidades, a ilha de Mallorca é uma festa o ano inteiro e não é a toa que lhe conferiram o codinome “Paraíso do Mediterrâneo”.

Como chegar em Mallorca:
Madri disponibiliza vôos diários para a ilha, os mais baratos saem de Barcelona e Valência e custam em torno de 150 Euros

O turista pode sair de Barcelona por Ferry Boats. A navegação dura cerca de12 horas e custam em torno de 50 Euros.

continua após a publicidade